quarta-feira, março 01, 2006

Faial Percursos Pedestres





  Extensão: 7 km
Nível de dificuldade: Médio
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa junto do Parque Florestal (Trupes do Capelo), termina no Núcleo Museológico dos Capelinhos.
Percurso linear.
Descrição: Durante o percurso, existem dois desvios circulares que permitem aceder a dois cones vulcânicos, como se pode observar no mapa. O trilho inicia-se por um caminho alcatroado que se torna em terra batida mais à frente e sobe lentamente até ao Cabeço Verde (cone vulcânico com caldeira no interior). Na primeira bifurcação, deve prosseguir pela direita até ao cimo do vulcão e depois circundar a caldeira. Quando retornar à base do Cabeço Verde deve virar à direita, prosseguindo para o Caldeirão. Logo a seguir há uma entrada que lhe permite ir até à Furna Ruim. Nesse local deve tomar cuidado ao aproximar-se da berma. Continue depois pelo trilho principal, este prossegue contornando o Caldeirão pela esquerda. No cruzamento seguinte, se seguir em frente pode subir até ao Cabeço do Canto, onde se desfruta um excelente miradouro sobre o vulcão dos Capelinhos. Deve voltar depois novamente ao trilho e seguir pela direita até ao Núcleo Museológico dos Capelinhos.

Extensão: 5,5 km
Nível de dificuldade: Médio
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa e termina  na freguesia da Praia do Norte .
Percurso circular.
Descrição: O trilho desce à Fajã da Praia do Norte, uma fajã formada inicialmente por detritos e posteriormente por lava, com a ocorrência da erupção do Cabeço do Fogo. Inicia-se descendo a Rua da Arramada em direcção ao mar. No fim desta rua, vira-se à direita para a Rua do Cemitério e, depois de passar o cemitério, encontrará um caminho de terra batida à direita que segue por entre pastagens. Continuando sempre em frente, entrará num caminho de pé posto que desce a falésia por entre uma mata de incensos  de grandes dimensões. A chegada à fajã é marcada pela presença da Ribeira de Adão, ao longo da qual o trilho prossegue. Um pouco mais à frente encontrará a praia da fajã, uma praia recomendada pelos locais para a prática de surf. Voltando para a esquerda, sempre junto ao mar encontrará um pequeno porto artesanal e, um pouco mais à frente, o trilho segue por entre uma zona rica em plantas endémicas que termina numa zona habitada onde poderá contemplar a Ermida da Nossa Senhora de Penha. De seguida, volte à direita, para a Rua Portugal e, 400m depois, volte à esquerda para o atalho de pé posto, designado localmente por Ladeira dos Burros, que sobe a rocha de regresso à Praia do Norte.
  • P.R. 3 FAI - Levadas - Ribeira Funda/Praia do Norte
Extensão: 8 km
Nível de dificuldade: Médio
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa e termina junto do miradouro
da Caldeira.
Percurso circular.
 Descrição: Este trilho começa e termina junto do miradouro da Caldeira e tem a duração total de  cerca de duas horas e meia (2h30m). É um trilho que pode ser percorrido com  facilidade e que por isso não tem sinalização. 

Extensão: 4 km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa e termina na Lombega, freguesia de Castelo Branco
Percurso circular.
 Descrição: este trilho é uma pequena rota circular, com ponto de início e fim na Lombega, freguesia de Castelo Branco. É um percurso fácil de percorrer, com um piso muito acessível e paisagens deslumbrantes. O principal ponto de interesse é o Morro de Castelo Branco, um promontório de traquito que alberga uma vasta comunidade raras plantas e animais.
O trilho começa por um caminho de terra batida, que desce por entre pastagens em direcção à costa. Neste caminho irá passar por uma cavidade vulcânica, a Gruta das Anelares, constituída por um tubo lávico com 35,5m de comprimento. Infelizmente não é possível visitar esta formação devido à dificuldade de exploração. Seguindo em frente irá chegar à zona costeira, onde poderá apreciar a paisagem. À sua esquerda aparece o primeiro vislumbre do Morro de Castelo Branco e a ilha do Pico e à direita o Varadouro. De seguida o trilho segue ao longo da falésia, em direcção ao Morro de Castelo Branco. Neste troço poderá desfrutar da tranquilidade para observar algumas aves marinhas como cagarros e garajaus. O morcego, único mamífero endémico dos Açores, poderá marcar também presença neste trilho. Um pouco depois chegará ao Morro, podendo agora contemplá-lo na sua totalidade. Não faz parte do percurso a subida ao Morro devido à perigosidade do acesso. Quando quiser voltar para trás, é só prosseguir pela estrada asfaltada em direcção a Castelo Branco.
Este percurso passa numa zona classificada como Sítio de Interesse Comunitário sendo responsabilidade de todos(as) nós contribuir para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.

Sem comentários: