quarta-feira, março 01, 2006

Oliveira do Hospital- Percursos Pedestres





  • Percurso Pedestre de Avô
Partida: Avô
Chegada: Avô

Extensão: 7 km
Duração: Cerca de 3h30m
Dificuldade: Fácil, extensão média

Percurso ao longo do rio por caminhos estreitos. Aqui pode procurar o descanso e a calma que precisa. A flora e o ambiente são de paisagem conservada junto ao rio. De frente para a ponte, saia pela estrada à sua direita em direcção à Ponte das Três Entradas, pela margem esquerda do rio Alva. Vai passar por uma rua rodeada de casas. Continuando, deixe a estrada e siga pelo caminho que passa pelas quintas. Tome como referência do seu caminho as linhas de alta tensão que o atravessam e estão marcadas no mapa. A partir destas começa a afastar-se do rio e encontra um cruzamento no qual tem de seguir pela esquerda até à povoação de Ponte das Três Entradas. Atravesse a ponte e continue pelo asfalto à esquerda no sentido de Vila Pouca da Beira. Vire no primeiro caminho à esquerda. Siga sempre ao lado do rio e ao encontrar um cruzamento vá pela esquerda, por aquela que é a estrada mais próxima ao rio. Depois encontra à sua esquerda o campo de futebol. Junto aos fios de alta tensão que atravessam o caminho, encontra a estrada onde deve virar à esquerda. Atravesse a ponte e volte a Avô.



  • Percurso pedestre de S. Sebastião da Feira
Partida: S. Sebastião da Feira
Chegada: S. Sebastião da Feira

Extensão: 7 Km
Duração: Cerca de 3h30m
Dificuldade: Moderada, extensão média

Pode optar por passar por S. Sebastião da Feira, deixando o carro ali ou iniciar o percurso em Castelo. Ao chegar a Castelo siga pelo caminho calcetado da esquerda até ao asfalto. Aí vire à esquerda e siga pela mesma estrada até à ponte. Antes de prosseguir pode descansar um pouco no parque de merendas junto da ponte. De volta ao percurso, siga o caminho de terra que se encontra à direita da ponte, na mesma margem. Seguirá perto do rio, agora envolto num contexto num contexto agrícola: verifique o aproveitamento das terras através dos socalcos construídos nas margens mais íngremes. Acima das terras começa um pinhal, determinante na paisagem. Começa a entrar noutro povoado e ao descer encontra-se ao lado da Ponte das Três Entradas. Atravesse a ponte para a esquerda e no cruzamento que indica o sentido de S. Sebastião da Feira volte a virar à esquerda. Ainda na estrada de asfalto siga pela direita para Merujais. Continue na subida e quando a altitude estabilizar, terá uma vista sobre a localidade que deixou para trás. Atravesse Merujais e antes da Capela siga pelo caminho empedrado no lado esquerdo da estrada. Percorrerá um caminho que atravessa um vale de cultivo, até chegar a uma ponte baixa em cimento, por cima do Alva. Atravesse e na outra margem prossiga pela esquerda até Castelo.
Este caminho é agora de abrigo: de um lado terá o rio Alva, do outro, um extenso arvoredo. À frente encontrará uma mesa de merendas à esquerda, próximo do rio. Este é um percurso de real descoberta do rio: segue-o de perto, escondido que está entre as árvores, mimosas, choupos, carvalhos e castanheiros. Um percurso refrescante e calmante, pela média luz e pelos sons que o envolvem.




  • Percurso Pedestre de Vale de Maceira
Partida: Vale de Maceira
Chegada: Vale de Maceira

Extensão: 10,75 Km
Duração: Cerca de 5 horas
Dificuldade: Elevada, extensão longa

Quando chegar a Aldeia da Dez vai ver que valeu a pena a subida. Mas ainda não acabou. Continue a estrada que sobe até Vale de Maceira, conhecido pelo Santuário da Senhora das Preces. À ida a vista é maravilhosa. Entre na aldeia e estacione. O percurso deve ser feito de manhã cedo.
Dirija-se à fonte atrás da Igreja, vire à direita e continue pela Via Sacra. No cimo da rua vá pela estrada de terra em frente. No cimo tem a capela de Santa Eufémia. Na estrada vire à direita pelo asfalto, passe a casa do guarda e encontre a estrada que sobe em frente: vá por aí. Enquanto sobe pode avistar uma longa cadeia de montes até ao horizonte. O verde da floresta e o cinzento do granito compõem a paisagem. Descanse de vez em quando, respire o ar puro e cheire o ar fresco e perfumado de flores e vegetação que o acompanha. Quando chegar à capela da Nossa Senhora das Necessidades descanse. Ouça o silêncio impressionante; está a1244m de altitude, no Monte Colcurinho. Aqui pode apreciar convenientemente o espectáculo, leia a vista, o verde, as terras, os granitos… Desça depois pela estrada de alcatrão do lado esquerdo da capela, acompanhando cada recorte das montanhas. Ao encontrar em baixo a estrada principal vire pela direita para Vale de Maceira. Continuará a descida pelas linhas de água (curvas). No cruzamento que indica Gramaça, siga à esquerda pela estrada. Na cortada à direita vire à esquerda. Na primeira estrada à direita vire, e desça pelo caminho. Neste caminho entre o pinhal, desembocará no asfalto, perto de um pequeno souto. Continue pela direita até Vale de Maceira.



  • Percurso Pedestre de Vila Pouca da Beira
Partida: Vila Pouca da Beira
Chegada: Vila Pouca da Beira

Extensão: 16 Km
Duração: Cerca de 6 horas
Dificuldade: Fácil, extensão muito longa

Quem vem da EN 17 chega a um povoado de casas, uma antigas e outras actuais, desenhadas de granito. Na vila ao primeiro cruzamento vire à esquerda e suba pela estrada à direita. No cimo da vila, siga pelo caminho em frente, enquanto acompanha algumas propriedades cultivadas. A paisagem parece plana, mas no horizonte longínquo aparecem alguns montes. No cruzamento siga pela esquerda. Ao continuar caminho encontra uma encruzilhada com uma Cruz de Pedra ao meio: siga pelo segundo caminho à esquerda. O caminho está calcetado por grandes pedras, em pedra, gastas pelo tempo, e do seu lado direito avista Avô acompanhado pelo rio Alva. À beira do caminho encontra quintais cultivados e árvores de fruto que perfumarão o trajecto. À frente começa a ver o asfalto, e cedo desemboca nele. Atravessando a estrada encontrará uma estrada calcetada que desce. Seguindo vai constatando, do cimo para baixo, o recorte dos montes, o belo manto que os preenche e cada recanto da vila de Avô. Quando encontrar a primeira casa da povoação, vire à direita pelo desvio, sendo ainda possível admirar a paisagem que o acompanha. Pouco abaixo está o Alva e no caminho pode encontrá-lo por entre as curvas. Continue e no cruzamento vire à direita, subindo por entre um grande pinhal que lhe deixa ainda abertas para a visão do Alva, em baixo. Ao chegar ao alcatrão, siga pela estrada que se encontra à sua frente. Respire fundo. Vai subir até ao lugar de partida: a Cruz da Pedra, e depois vire à esquerda até ao centro de Vila Pouca da Beira.


Sem comentários: