quarta-feira, março 01, 2006

Melgaço - Percursos Pedestres

……


  • P.R. 3- Trilho Castrejo
(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Castro Laboreiro.
Distância Percorrida: 17 Km
Duração do Percurso: 2h30
Grau de Dificuldade: médio
Tipo de Percurso: Percurso circular
Roteiro: Castro Laboreiro, Curveira, Bico do Patelo, Cainheiras, Varziela, Castro Laboreiro. Decorre pelos antigos caminhos que ligavam as Brandas ás Inverneiras e que ás vezes atravessam frondosos bosques de carvalho-alvarinho, matos rasteiros, floridos, ribeiros e regatos de água cristalina que regam as pastagens cercadas por muros de pedras solta.


  • Curro da Velha (ou do Velho)
(aceder ao folheto informativo)

Ponto de Partida: Casa do Guarda Florestal de Pousios (à qual se chega, de carro, seguindo a estrada que liga Castro Laboreiro ao lugar da Dorna, indo depois em direcção ao lugar de Ribeiro de Cima)
Distância Percorrida: 7 Km
Duração do Percurso: 2h30
Grau de Dificuldade: fácil
Tipo de Percurso: Percurso circular
Roteiro: O percurso inicia-se por um carreteiro (caminho lajeado), à esquerda da Casa do Guarda, que nos levará, subindo gradualmente, até aos "Currais" - uma Branda de gado conhecida por Curro da Velha. Destas pastagens de montanha seguimos em direcção a uma pequena chã (Chão da Roca), onde se encontra uma casa de pastores. Por entre o giestal continuamos por um trilho aberto pela passagem do gado, que dará lugar a um caminho lajeado. Poucos metros mais abaixo o caminho leva-nos ao lugar de Ribeiro de Baixo, um lugar de Castro Laboreiro que se encontra incrustado no fundo do vale do rio Castro Laboreiro, onde a paisagem se assemelha a ambientes alpinos. Daqui, seguimos para montante do rio, por um fresco caminho que nos conduzirá ao típico lugar castrejo de Pousios; caminhando mais um pouco, encontraremos novamente a Casa do Guarda, onde teve início este belo percurso por terras castrejas




  • Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro
(aceder ao folheto informativo)

Extensão: 3 km
Tipo de Percurso:Circular
Local de partida/chegada: Castro Laboreiro
Nível de dificuldade: fácil
Duração: cerca de 1 hora
Âmbito: paisagem rural
Percurso: Castro Laboreiro (cemitério) – Branda da Portela – Vale do rio Laboreiro – Castro Laboreiro. É um percurso pedestre, promovido pelo PNPG, que se desenvolve na encosta que liga a povoação de Castro Laboreiro ao planalto, permitindo uma percepção geral das engenhosas soluções encontradas para a ocupação humana contínua desta área.


  • Trilho Interpretativo de Lamas do Mouro
(aceder ao folheto informativo)

Extensão: 4,5 km
Tipo de Percurso: Circular
Local de partida/chegada: Lamas do Mouro
Nível de dificuldade: fácil
Duração: cerca de 1,5 horas
Âmbito: carácter cultural, ambiental e paisagístico; também vocacionado para actividades de Educação Ambiental.
Percurso: Porta do PNPG em Lamas de Mouro – Canil de Castro Laboreiro – Ponte de Porto Ribeiro – Lugar de Igreja (Lamas de Mouro) – Porta do PNPG em Lamas de Mouro
.

3 comentários:

Unknown disse...

Inscriçoes para fazer o caminho da Peneda a pé desde Melgaço Peneda.Inicio em Santo Cristo Melgaço,Pomares.Parada do Monte,branda do Mourim,batateiro,bolsa dos homens,trilho do pantano,Peneda.

Saida as 4h da manha de Sabado 6 de Setembro 2008.
Os interesados contatar atraves do telefone: 934812606 ou rede Movistar España 606810439

Anónimo disse...

Senderismo caminhada a peneda .
Proximo 5 de setembro 2009,hora de saída 4h da manha.
Saida desde Santo Cristo Melgaço como nos anos anteriores.Tipo de percurso a recorrer medio,saimos de Santo Cristo Melgaço pasando por S.Paio,Sante´Pomares,Parada do Monte,Branda do Mourim,Batateiro,Bolsa dos Homens,Pantano ou lago e de seguida Peneda.
Hora prevista de chegada 11h,chegada para missa.
Publicado por Zé Ferreiro

Unknown disse...

Senderismo caminhada a peneda .
proximo Domingo 28-Agosto-2011
Saida desde o Ipermercado Intermarche Melgaço as 6:h horario de portuga,passando por sante pomares parada do monte branda do mourim batateiro bolsa dos homens,pantano ou lago descida santuario da peneda.Cada pessoa deve levar bebidas barras inergéticas e sandes para o caminho.