quarta-feira, março 01, 2006

Graciosa Percursos Pedestres






Extensão: 10,5 km
Nível de dificuldade: Médio.
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa junto à Maragaia (Santa Luzia) e termina na Igreja de Santa Luzia.
Percurso linear.
Descrição:
Inicia-se descendo em direcção ao mar por um percurso que atravessa a paisagem de cultura da vinha, Património Mundial da Unesco, até ao Lajido. Durante o percurso podem observar-se com frequência “rilheiros”, rastos na lava das carroças que faziam o transporte do vinho. No Lajido vale a pena visitar o museu e também observar as diversas formações geológicas existentes no local. O caminho continua depois por uma subida, passando pelo Forno dos Frades, outro lugar curioso a merecer atenção. Cerca de 3km depois de começar a subir atingirá a estrada regional, por onde o trilho segue durante cerca de 500m. Junto à Igreja deve seguir à direita de acordo com a sinalização, o trilho prossegue em terra batida, por entre matas de pau branco (Picconia azorica), urze (Erica azorica) e incenso (Pittosporum undulatum), entre outros. Como se pode observar no mapa, esta segunda parte do percurso é circular e termina na Igreja de Santa Luzia, por onde passaram anteriormente. O trilho atravessa uma Zona de Paisagem Protegida. Pede-se aos caminhantes que não apanhem fruta em nenhuma parte do percurso.


Extensão: 11,2 km
Nível de dificuldade: Médio.
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada inicia-se no Planalto Central do Pico e tem duas variantes, uma que termina na Baía das Canas e outra em São Miguel Arcanjo.
Percurso linear.
Descrição: " O “Caminho dos Burros” é um percurso pedestre que atravessa a Ilha do Pico da
costa Norte à costa Sul. Este troço inicia-se no Planalto Central do Pico e tem duas variantes, uma que termina na Baía das Canas e outra em São Miguel Arcanjo. O trilho inicia-se num caminho de terra batida e, cerca de 500m depois, entra-se num atalho de pé posto à direita que segue em direcção aos “Cabeços do Mistério”. Esta zona formou-se na erupção histórica de 1562-64, a mais longa erupção vulcânica desde o povoamento dos Açores. A zona inicial é uma zona muito propícia a nevoeiros e com uma vegetação rasteira, podendo-se observar raros endemismos como o Trovisco-
macho (Euphorbia stygiana). Depois de cerca de 1,5km começa-se a descer para a costa norte, entrando numa zona com algumas pastagens e onde a vegetação começa a ter uma porte maior, podendo-se observar os primeiros exemplares de sanguinhos (Frangula azorica). Este atalho termina numa estrada alcatroada onde se deve virar à direita e, após 400m, volta-se à esquerda para uma estrada de terra batida. Segue-se sempre por esta estrada até encontrar uma bifurcação onde se pode optar por seguir para São Miguel Arcanjo (esquerda) ou para a Baía das Canas (direita). O troço para
São Miguel Arcanjo é sempre em terra batida durante aproximadamente 3km. Caso opte para a Baía das Canas continuará em piso de terra batida até encontrar um caminho à esquerda que segue por entre uma mata de acácias (Acacia sp.), louros (Laurus azorica) e incensos (Pittosporum undulatum). Este caminho termina no Parque Florestal da Prainha e caminhando ao longo do parque encontra-se um atalho que desce para a Baía das Canas, onde existe uma calçada antiga com grandes pedras
para a passagem dos burros." 
 
Extensão: 11,2 km
Nível de dificuldade: Médio.
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa junto ao Porto do Calhau  (Piedade), termina no Farol da Manhenha.
Percurso linear.
Descrição: Segue sempre junto à costa, grande parte do percurso segue por um antigo caminho de pescadores em rocha basáltica, popularmente designada por biscoito (lavas pahoehoe) e apresenta um grau de dificuldade mais elevado. Após algum tempo de percurso o trilho atravessa uma zona onde nidifica uma colónia de garajaus. Por isso, entre Maio e Julho não se pode utilizar esta parte do trilho. Deve, nessa altura, utilizar o percurso alternativo assinalado a tracejado no mapa, que segue directamente para a Manhenha. O percurso atravessa três Zonas de Reserva: Zona de Protecção Especial, Sítio de Interesse Comunitário e Zona de Paisagem Protegida. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural. Pede-se aos caminhantes que não apanhem fruta em nenhuma parte do percurso.
 
  • P.R. 4 PIC – Montanha

Extensão: 8 km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa  no Porto do Calhau, termina na Areia Larga
Percurso linear.
Descrição: No início segue junto à linha de costa durante cerca de 1km, até chegar a um monte, que deve ser contornado pela direita. Depois, junto ao cruzamento que se segue, entra pelas vinhas e segue até ao moinho assinalado, um miradouro de onde se tem uma visão panorâmica dos currais das vinhas. Neste trilho pode apreciar-se uma boa perspectiva dos ilhéus “em pé e deitado”, também designados ilhéus da Madalena. Na área das vinhas deve seguir atentamente as indicações dos sinais. Quando sair dessa zona estará novamente junto ao mar, por onde o trilho continua até terminar na Areia Larga. Durante o percurso, sempre que encontrar os sinais próprios deve procurar os “rilheiros”, rastos das carroças que faziam o transporte das pipas de vinho. Nesses casos, sempre que se afastar do trilho, deve voltar depois ao trilho principal. Pede-se aos caminhantes que não apanhem fruta em nenhuma parte do percurso."

  • P.R. 7 PIC - Caminho das Voltas
Extensão: 6,3 km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta pequena rota linear inicia-se junto ao miradouro da Terra Alta,  e termina no centro de Santo Amaro
Percurso linear.
Descrição: Esta pequena rota linear inicia-se junto ao miradouro da Terra Alta, localizado entre as Freguesias da Ribeirinha e de Santo Amaro. Começamos a descer por um caminho de pé posto, através de uma mata onde o incenso é a espécie predominante. Ao longo do caminho vamos encontrando vestígios de currais de vinhas e pequenas pontes em pedra talhada que nos indicam a importância deste caminho que, outrora, constituía a principal via de ligação à Ponta da Ilha.
Saindo desta floresta, entramos agora numa zona de pequenos campos agrícolas, cada vez mais dominados pela típica viticultura de pequena escala da ilha do Pico. Nesta zona, à esquerda, irá encontrar uma casa abandonada que, em tempos, foi uma pequena fábrica de manteiga local que ainda conserva no seu interior os equipamentos de fabrico.
Ao aproximarmo-nos da zona costeira, fazemos um pequeno desvio à Baía do Canto, uma pequena zona de lazer junto ao mar, envolta em adegas locais. Voltando ao caminho principal, seguimos sempre perto da costa através de uma estrada de alcatrão, em direcção ao centro de Santo Amaro. Passamos ainda pelo Parque da Furada, uma zona de piqueniques e, já em Santo Amaro, o antigo centro de construção naval do arquipélago, poderá visitar o Museu Marítimo de Construção Naval e a Escola de Artesanato.


  • P.R. 8 PIC - Ladeira dos Moinhos
Extensão: 3,4 km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada inicia-se e termina no centro de São Roque do Pico
Percurso circular.
Descrição: Esta pequena rota circular inicia-se no centro de São Roque do Pico e começa subindo por um caminho de pedra calçada antigo, um dos raros que ainda se encontra em bom estado de conservação. Os aspectos mais marcantes do percurso são os seis moinhos de água que vamos encontrando ao longo da caminhada, alguns reconstruídos e outros ainda em ruínas.Durante a subida iremos encontrar uma eira antiga em pedra, a partir da qual podemos desfrutar de uma vista panorâmica sobre a Freguesia de São Roque. A descida até ao ponto do início é efectuada parcialmente dentro de uma linha de água, enquanto que o último troço é percorrido através de uma canada muito estreita, entre muros de pedra.
 

  • P.R. 9 PIC Prainha do Norte
Extensão: 8 km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada  começa e termina no Jardim central da Prainha do Norte.
Percurso linear.
Descrição: Esta pequena rota circular começa  no Jardim central da Prainha do Norte. Começamos a subir uma canada por entre pequenos campos agrícolas até chegar a um túnel que nos leva ao “Caminho da Ribeira de Nossa Senhora”, um conjunto de casas, muitas delas abandonadas, localizadas do outro lado da ribeira que acompanha o caminho. Para atravessar a ribeira foram construídas pontes em pedra de rara beleza, que dão acesso às primeiras habitações construídas na zona e, consideradas hoje, Património imóvel da Ilha do Pico. 
Continuamos por pequenas canadas e descemos até à Baía da Areia, onde encontramos a única praia de areia da ilha, que deu o nome à Freguesia. Também neste local existe a casa do fio, construção que deu apoio ao funcionamento de um cabo de telecomunicações submarino que tinha um papel fundamental nas ligações transatlânticas.
A partir deste ponto o percurso desenvolve-se ao longo da costa e passa pela Ermida de São Pedro até à zona balnear, constituída por uma piscina natural entre rochas basálticas.
Mais à frente, antes de retornar, podemos observar a bela Rocha do Galo, furada devido à erosão marítima. Falta apenas percorrer o último troço dentro da Freguesia, até ao ponto onde iniciámos o percurso. 

  • P.R. 10 PIC - Santana-Lajido
Extensão: km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada
Percurso linear.





  • P.R. 11 PIC - Calheta do Nesquim
Extensão: km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa
Percurso linear.
 


  • P.R.13 PIC - Lagoa do Capitão
Extensão: km
Nível de dificuldade: Fácil
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa
Percurso linear.

Sem comentários: