quarta-feira, março 01, 2006

Península de Setúbal - Percursos Pedestres





Almada

  • Trilho Verde da Mata Nacional dos Medos
Extensão: 1,2 km
Duração: 1h
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de itinerário: Linear, circular
Ponto de Partida / Chegada: Parque de Merendas do Zimbral


Neste trilho para além do contacto direto com a mata, pode observar a espécie vegetal dominante, o pinheiro manso que em conjunto com a sabina da praia levou à classificação desta mata como reserva botânica. Aqui encontra-se a elevação mais alta do aceiro, duna que faz parte do sistema dunar antigo, formado há cerca de 2000 anos por ventos predominantes de Oeste. No final do aceiro, na crista da arriba, encontra-se o miradouro, do qual pode avistar-se a linha de costa até Sintra, bem como, a vila da Costa de Caparica, as praias e a Mata das Dunas com o seu extenso acacial. De regresso ao parque de merendas pode observar-se os montes de areia remexida, deixados pelas toupeiras, bem como, apreciar o canto das aves.


  • Trilho Azul da Mata Nacional dos Medos
Extensão: 2,2 km
Duração: 2h
Grau de dificuldade: Fácil
Tipo de itinerário: Linear, circular
Ponto de Partida / Chegada: Parque de Merendas do Zimbral

O Trilho Azul apresenta-se com igual percurso do Trilho Verde até ao miradouro. De regresso ao aceiro, na direção Sul, encontra-se um caminho que, junto à crista da arriba, permite chegar ao segundo miradouro.



Sesimbra

Extensão: 5 km
Duração: 2h30
Tipo de percurso: circular
Grau de dificuldade: fácil
Descrição: Esta Pequena Rota tem início e fim na zona do Cabo Espichel, entre o quilómetro 1 e 2 da EN 379. O ponto de partida é o planalto do Cabo Espichel. O caminhante inicia a descida até uma zona aplanada, localizada na extensa arriba meridional, a qual se denomina geomorfologicamente por rechã, que, pela sua posição geográfica e tipologia do relevo, proporciona paisagens únicas. Ao longo do percurso, o caminhante pode observar testemunhos da história local, como o Forte de S. Domingos da Baralha, em estreita harmonia com a paisagem natural, nomeadamente os diversos elementos geológicos, flora e avifauna local.
Ao longo do seu trajecto, este circuito decorre pelo traçado do GRII E9, Rota do Cabo Sesimbra – Almada, que integra o "Caminho do Atlântico".
Este é um percurso com uma inclinação acentuada pelo que, com condições atmosféricas adversas, pode apresentar alguma dificuldade.



Extensão: 5 km
Duração: 2h30
Tipo de percurso: circular
Grau de dificuldade: fácil
Descrição: Esta Pequena Rota pela plataforma e arribas calcárias ocidentais do Cabo , tem ínicio e fim na zona do Cabo Espichel. Local de grande riqueza histórica e cultural, o extremo ocidental do Cabo, tem sido, eleito como local de visita, por vezes com o carácter religioso de romaria ou peregrinação por parte das populações ao longo dos tempos. Mais tarde, o merecido reconhecimento da importância das pegadas de dinossáurios da baía dos Lagosteiros conduziu à sua classificação, tornando este lugar igualmente relevante no que respeita ao sei interesse científico. Ao longo do passeio é possível observar rochas calcárias do Jurássico e Cretácio, detríticas do Cretácio, com idades compreendidas entre 150 e 120 milhões de anos, e pequenas manchas de materiais recentes do Quaternário, essencialmente argiloso e areníticos com seixos rolados.
Ao longo do seu trajecto este circuito decorre temporariamente pelo traçado do GRII E9, Rota do Cabo Sesimbra - Almada, que integra o Caminho do Atlântico.
Este percurso pode apresentar dificuldades se for efectuado em condições atmosféricas adversas. Aconselha-se muito cuidado nas zonas de falésia.



Extensão: 4 km
Duração: 2 horas
Tipo de percurso: linear
Grau de dificuldade: fácil
Descrição: O passeio inicia-se no Castelo e desce pelos antigos caminhos até à vila, sempre com o mar em fundo. Em Sesimbra passa pela Capela do Espírito Santo dos Mareantes, Paços do Concelho, Rua da República e o Largo do Município, onde se localiza o antigo pelourinho. A partir deste ponto começa a subida, pela zona nascente, com paragem recomendada no Moinho dos Sete Caminhos, que proporciona uma vista deslumbrante sobre vila e o oceano. Segue-se a passagem pela Fonte do Carvalho. Um pouco mais à frente encontra-se a gesseira de Santana, fenómeno geológico onde termina o passeio.



Reserva do Estuário do Sado:
  • Percurso Pedestre da Gâmbia


Extensão aproximada: 6,2 km
Duração aproximada: 1h30 m
Grau de dificuldade: 1 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Circular; percurso pedestre em terreno plano de areia.
Ponto de partida e de chegada: seguir para sul pela EN 10; depois de passar a povoação de Pontes, surge à direita a antiga estrada do Alentejo. Seguir por aí, atravessar a linha de caminho de ferro até ao parque de campismo da Gâmbia. Voltar à direita e seguir até à povoação da Gâmbia onde se inicia o percurso
Breve descrição: caminho que atravessa uma zona plana de pinhal bravo, sapais, e antigas salinas, localizadas junto ao Rio Sado, onde se pode observar bastante avifauna, principalmente as espécies limícolas.


  • Percurso Pedestre da Comporta


Extensão aproximada: 16 km
Duração aproximada: 4 h
Grau de dificuldade: 1 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Circular; percurso pedestre em terreno plano através de arrozais
Ponto de partida e de chegada: após atravessar o rio Sado no ferry de Tróia, seguir pela EN 253.1, direcção Comporta, local onde se inicia e termina o percurso
Breve descrição: Caminho que atravessa uma zona plana de arrozais e sapais, onde se pode observar bastante avifauna, principalmente várias colónias de cegonhas.






Reserva do Estuário do Tejo:

  • Margem Esturiana


Extensão aproximada: 6 km
Duração aproximada: 3h00m
Grau de dificuldade: Na margem, o material varia desde a areia misturada com vasa ao calhau rolado com dez centímetros de diâmetro. Usar calçado que proteja de entorses. Há que ter em conta a maré. Percorrer a margem até três horas antes ou três horas depois do estofo da maré.
Tipo de itinerário: circular
Ponto de partida / chegada: Praça de Touros de Alcochete
Apoios: Painéis Informativose Parques de merenda (Hortas); Combustível, Farmácia, SAP, Restauração e Hotelaria, (Alcochete)
Breve descrição do percurso: Observação da margem estuarina: paisagem, embarcações pesca tradicionais, vegetação halófita e avifauna aquática. Oportunidade de reconhecer a complexidade da evolução geológica do estuário. No primeiro quilómetro, transição entre o meio urbano e a marge.




Parque Natural da Arrábida

Sem comentários: