domingo, março 26, 2006

Trilho da Peneda - Descrição

Trilho da Peneda (Parque Nacional Peneda-Gerês).

Nome do Percurso: Trilho da Peneda
Entidade que o Implementou:
ADERE - Peneda-Gerês
Âmbito do Percurso: Paisagístico / Ecológico
Ponto de Partida/Chegada:
Igreja da Peneda
Distância Percorrida: 9,5 km
Duração Prevista do Percurso:
~ 5 h.
Grau de Dificuldade:
Médio (alguns desníveis + acentuados)
Desnível Máximo: 430 metros
Cota Máxima Atingida: Portas, 1120 Metros
Cota Minima Atingida: Aldeia da Peneda, 690 Metros


MAPA





DESCRIÇÃO.

Este percurso realiza-se entre dois povoados serranos: a aldeia da Peneda e a Branda que por ela é gerida: Branda da Bouça dos Homens. Esta Branda foi ao longo da sua ancestral existência sempre considerada a Branda mais importante da Serra da Peneda.

Partindo do imponente Santuário da Senhora da Peneda dirigimo-nos ao parque de estacionamento de autocarros. Ascendemos então por um íngreme carreteiro por onde antes passavam os carros de bois barrosões, que ligavam aqueles dois povoados. Cerca de três quilómetros adiante atinge-se o ponto mas alto do percurso, no lugar de Portas (cerca de 1120 m.). Pouco depois atravessa-se uma estrada alcatroada e seguimos por um caminho até à Branda da Bouça dos Homens, que merece uma visita atenta. Deixámos para trás esta Branda e por momentos seguimos uma estrada alcatroada até um antigo caminho (pé-posto) de romeiros devotos à imagem da Senhora da Peneda. Uma ligeira subida de 2 quilómetros até à Penameda, ao que se segue uma pequena descida até a um pequeno lago artificial, conhecido na região como Pântano, localizado no lugar de Chã do Monte. Trata-se de uma represa que servia uma mini-hídrica que até à meados da década de 80 fornecia a energia eléctrica à aldeia da Peneda. A partir daqui, a descida até ao Santuário da Peneda revela-se muito pronunciada. No horizonte destaca-se, do lado esquerdo, a Fraga da Meadinha, reputado local de escalada com dezenas de vias, dos mais variados graus.


PERFIL TOPOGRÁFICO.

4 comentários:

medronho disse...

Muito BEM. Mais um blogue sobre pedestrianismo/trekking :) Vou ficar atento a próximas incursões pela Peneda.

http://umpardebotas.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Excelente levantamento / descrição técnica, Vilarinho!
Valente esforço em prol do pedestrianismo... abraço
Andarilhus
http://galga_coirelas.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

Sou da zona de Mafra e adoro fazer caminhadas, faço pesquisas constantes sobre percursos a nível do país. Muito bom este blog.

Anónimo disse...

hi, new to the site, thanks.