domingo, março 26, 2006

P.R. 7 - Percurso de S. Bento - Descrição

P.R. 7 - Trilho de São Bento (Gerês - Terras do Bouro).

Nome do Percurso: Trilho de São Bento
Entidade que o Implementou:
Município de Terras do Bouro
Tipo de Percurso:
Pequena Rota
Âmbito do Percurso:
Histórico / Paisagístico / Ecológico
Ponto de Partida/Chegada:
Parque do Santuário de S. Bento de Porta Aberta
Distância Percorrida: 10,5 km
Duração Prevista do Percurso:
~ 5 h. 30 m
Grau de Dificuldade:
Médio (alguns desníveis + acentuados)
Desnível Máximo: 429 metros
Cota Máxima Atingida: Fojo do Lobo, 653 Metros
Cota Minima Atingida: Rio Caldo, 224 Metros


MAPA

     

DESCRIÇÃO.

O percurso tem início junto ao parque do Santuário do S. Bento de Porta Aberta (lugar de Seara - freguesia de Rio Caldo), e estende-se ao longo das áreas de floresta e matos da encosta nordeste e sudoeste do vale do Rio Caldo.

O seu traçado caracteriza-se por curiosos locais de interesse histórico-cultural. Os principais atractivos deste trilho são:

  • os antigos fornos de fabrico de carvão, denominados de furnas,
  • o fojo do lobo - locais de captura do animal,
  • as rochas graníticas com as pegadas de Santa Eufémia, representando vestígios que remetem às tradições e mitologias da freguesia de Rio Caldo.
  • o santuário de São Bento de Porta Aberta

O fojo do lobo e a furna são estruturas que demonstram e confirmam a relação de coexistência vivencial, com benefícios e malefícios, entre o homem e determinados animais, inclusive o urso e o lobo.

A nível da fauna poderão ser avistados o esquilo, o chapim-real a toutinegra, várias espécies de lagartixas, o tentilhão, a raposa e a fuinha. Em zonas mais abertas, poderá ser encontrada a cobra-rateira, pequenas aves, como a cia, o pisco-de-peito-ruivo, o melro, a alvéola-branca e o cartaxo. Outros animais de maior porte como o lobo e aves de rapina (como a águia-de-asa-redonda) eram outrora comuns nesta área. Nos cursos de água destacam-se a truta, a lontra, o melro-de-água e a rã-ibérica.

A nível da flora predomina uma vegetação frondosa, constituída por espécies folhosas: o carvalho, o salgueiro e algumas espécies resinosas, como o pinheiro-bravo.
O variado estrato vegetativo revela-se de um modo notável, sobressaindo a hera, o morangueiro bravo, a pimpinela, o cravo-do-monte, a dedaleira, entre outras. No seguimento do trilho, a paisagem modifica-se, surgindo uma zona com pinhal-bravo, ladeado por algumas infestantes. Nas espécies herbáceas são observadas com particularidade a ervilha-brava e a tripa-de-ovelha. Junto ao Rio Caldo, com mais precisão na ponte da Seara, impera uma vegetação ribeirinha constituída por freixo, salgueiro, amieiro e vidoeiro.

O percurso caracteriza-se pela existência de encostas relativamente inclinadas, linhas de água apertadas, e de proeminentes recursos hídricos superficiais e subterrâneos.


PERFIL TOPOGRÁFICO.













Fontes (Imagens e Texto [adaptado]) : Câmara Municipal de Terras do Bouro

Sem comentários: