domingo, março 26, 2006

P.R. 15 - Trilho dos Miradouros - Descrição

Área de Paisagem Protegida do Corno do Bico - Paredes de Coura

P.R. 15- TRILHO DOS MIRADOUROS.

Nome do Percurso: Trilho dos Miradouros
Entidade que o Implementou:
Município de Paredes de Coura
Tipo de Percurso:
Pequena Rota
Âmbito do Percurso:
Ecológico / Paisagístico
Ponto de Partida: Miradouro Monte de Vascões

Distância Percorrida: 12 km
Duração Prevista do Percurso:
~5 h 30 m
Grau de Dificuldade:
Fácil
C
ota Máxima Atingida: Corno do Bico, 883 metros
C
ota Mínima Atingida: E.N. 306 (km 6), 578 metros
Desnível Máximo: 305 metros


MAPA



MIRADOUROS:
(1) Monte de Vascões

(2) Coutos
(3) Corno do Bico
(4) Riomao
(5) Penedo do Rebolinho




DESCRIÇÃO.

Partimos do pequeno cabeço sobranceiro à freguesia de Vascões, onde se encontra o primeiro miradouro, situado a 612 metros de altitude no lugar de Chão Longo.
Aqui, podemos observar uma bela panorâmica sobre os campos de cultivo, em socalco, ora bordeados por vegetação, ora limitados por muros de pedra solta. Deste miradouro, destacam-se as vastas pastagens da Colónia Agrícola de Chã de Lamas, constituída durante o período do Estado Novo. Daqui, seguimos um caminho em terra que desemboca numa estrada pavimentada que, por sua vez, sairá na estrada nacional 303. Depois de atravessarmos a estrada, continuamos o caminho que, passados alguns metros, bifurca.
Então, seguiremos o da esquerda que nos levará ao segundo miradouro. Situado no lugar de Coutos, a cerca de 600 metros de altitude, permite-nos ter uma panorâmica sobre o vale do Rio Coura e constatar como este foi moldando e desenhando a paisagem através do seu serpenteante trajecto.
Continuando, embrenhamo-nos completamente no coração da Área Protegida e, pouco a pouco, vamos tomando altitude, até alcançarmos o cume deste percurso. Aqui se localiza o terceiro miradouro – Corno de Bico - o ponto mais elevado desta área e do concelho. A 883 metros de altitude podemos apreciar uma majestosa paisagem que se abre, quer para o Vale do Rio Coura, quer para os Vales dos Rios Vez e Lima.
Na paisagem destaca-se, para leste, a sequência de cumes das Serras da Peneda e do Soajo, para oeste o cume aplanado da Serra d’Arga e ao longe, para sul, o Bom Jesus de Braga e ainda, para norte, as montanhas da Galiza.
Daqui, descemos por entre a penedia até ao quarto miradouro, em Riomao, a 802 metros de altitude. Podemos apreciar uma panorâmica de elevada beleza sobre a encosta norte da Serra do Corno de Bico e sobre o Vale do Rio de Cavaleiros.
Gradualmente, vamos descendo por esta estrada florestal, que, verdadeiramente, constitui e assume-se como uma via panorâmica. Passados cerca de mil e quinhentos metros, viramos à esquerda e subimos até ao quinto miradouro, localizado no Penedo do Rebolinho, a 735 metros de altitude.
Este penedo apresenta-se em forma de bola que parece precipitar-se a qualquer momento. Do alto deste monte, podemos observar uma fantástica vista sobre a freguesia de Castanheira, o monte da Travanca e a Vila de Paredes de Coura.
Depois desta última paragem, seguimos caminho desembocando novamente no estradão que nos conduzirá até à estrada alcatroada, onde finaliza este percurso pelos cumes da Paisagem Protegida do Corno de Bico.



PERFIL TOPOGRÁFICO.





LOCALIZAÇÃO





Fontes (Imagens e Texto) : Câmara Municipal de Paredes de Coura

Sem comentários: