quarta-feira, março 01, 2006

Santiago do Cacém - Percursos Pedestres







  • P.R.1 - Vereda dos Brescos
Extensão: 11,2 km
Ponto de partida: A caminhada tem o seu inicio no Parque de Campismo da Lagoa de Stº André
Ponto de Chegada: Parque de Campismo da Lagoa de Stº André.
Grau de dificuldade: Baixo, sem desníveis
Categoria: Pedestre
Descrição: é um percurso pedestre de pequena rota, circular. Locais de passagem: Parque de Campismo da Lagoa de Stº André, Brescos, Foros da Quinta, Lagoa, Amieiro da Vinha, Cerrada de Baixo.
Localidade: Lagoa de Stº André
Descrição: A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha localiza-se no Sudoeste de Portugal, no litoral Alentejano, ocupando cerca de 15Km da faixa costeira dos municípios de Sines e de Santiago do Cacém, abrangendo uma faixa terrestre de largura variável de 2 a 3Km e uma faixa marítima de 1,5Km de largura.
A zona terrestre é essencialmente constituída por um conjunto de ecossistemas litorais e sub-litorais, incluindo as lagoas costeiras de Santo André e da Sancha e um sistema de pequenas lagoas de água doce formadas em depressões dunares – os “Poços”.
A Lagoa de Santo André é particularmente grande, ocupando uma superfície alagada de 150 – 250ha, a qual pode duplicar durante o período invernal. Está isolada do mar por um cordão dunar de largura e desenvolvimento variáveis.
Cerca de 8Km a sul encontra-se a Lagoa de Sancha, uma pequena lagoa com apenas 4ha, estando permanentemente isolada do mar por um vasto sistema dunar e sujeita a menor pressão humana.
Ambas são exemplo das lagoas costeiras do tipo Mediterrâneo, um dos tipos de zonas húmidas mais vulneráveis.


Sem comentários: