"O Passeio pedestre de Orvalho teve hora marcada para as 9h do passado sábado, à porta da Junta de Freguesia de Orvalho (concelho de Oleiros), que o organizou.
Depois da sede da Freguesia, a caminhada prosseguiu até Fonte Velha, continuando pelo Moinho, Lagar Antigo e uma das quedas de água mais emblemáticas do distrito, a Água D'alta, também classificada como Geosítio. Aqui a paragem serviu para as fotografias da praxe e para um pequeno-almoço servido pela organização. A paisagem que se seguiu, continuou deslumbrante, com uma descida até à ribeira, onde as pontes de madeira construídas facilitavam a tarefa a quem caminhava. Até ao Mosqueiro, os participantes ainda passaram pelo Cabeço das Cruzes (percorrendo o trilho utilizado antigamente pela população para ir à capela), e por uma calçada romana.
Muitos dos participantes vieram de fora do concelho, e mesmo aqueles que eram da casa percorreram trilhos desconhecidos. "Foi um percurso muito interessante com locais bastante agradáveis e com os trilhos muito limpos", começou por referir Ana Caramona, uma das participantes no evento, que veio de Castelo Branco. "A organização teve a preocupação de ter pontos de apoio em locais chave, onde disponibilizava água para os participantes. Quanto ao percurso tem todas as condições para vir a ser homologado", acrescentou.
Paulo Brás, presidente da junta, fez questão em sublinhar a "beleza do percurso. A paisagem é agradável e conseguimos criar trilhos para este tipo de iniciativas". O autarca lembrou em todo este processo o apoio que os jovens da freguesia deram na construção do percurso. "Além das três mil horas de trabalho que a Junta de Freguesia investiu neste espaço, com a construção de pontes de madeira, identificação dos locais e limpeza, os jovens do Orvalho dedicaram todos os fins-de-semana, desde Fevereiro, no melhoramento daquele espaço", diz. O investimento da Junta não poderia ter sido melhor. "Queremos homologar junto da Federação o percurso", justifica.
Não fosse a chuva aparecer à hora de almoço, e o passeio pedestre do Orvalho, tinha terminado da melhor forma, com um almoço no cabeço do Mosqueiro e música a cargo do Rancho do Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho. O almoço foi servido com chuva miudinha, nada que fizesse desanimar os mais de 160 participantes do evento, que não se cansaram de elogiar o percurso e a organização. A música, essa teve que ficar para outro dia."
Fonte: Semanário "Reconquista"
Sem comentários:
Enviar um comentário