MontesLongos 2007 – Festival de Percursos Pedestres de Fafe
O concelho de Fafe foi a capital do Pedestrianismo nacional no passado fim-de-semana, 9 e 10 de Junho, com as Serranias de Fafe como papel principal.
O evento MontesLongos 2007 – Festival de Percursos Pedestres foi promovido pela Naturfafe e organizado pela Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja, movimentou mais de três centenas de amantes da natureza, pelos 80 km de percursos pedestres marcados distribuídos por sete percursos.
Clicar nesta e nas restantes fotos para ampliar
Sábado, dia 9 de Junho
No Sábado os participantes ao longo da manhã, distribuíram-se pelos percursos já existentes: PR1 FAF “Rota do Maroiço”, PR2 FAF “As Aldeias das Margens do Rio Vizela”, PR3 FAF “À Descoberta de Aboim”, PR5 “Rota dos Espigueiros” e a PR6 FAF “Levada de Pardelhas”.
Durante a tarde, com base no Parque de Campismo da Barragem de Queimadela, a animação começou cedo com
o grupo de bombos e
desfile de gigantones da ARCO – Santo Ovídio, a transmitir alegria aos participantes, motivando os mesmos para os jogos populares.
O programa prosseguiu com a divulgação de artesanato local, micologia, percursos pedestres, papel reciclado, geocaching, exposição de pintura “O Pedestrianismo na Tela” (de Belmira Guimarães) venda de material para montanhismo, e na barragem uma refrescante viagem de canoa.
Hora para a gastronomia, com o “Duo Maravilha” a abrir a animação musical, seguidos do grupo gaitas de foles gaiteiros.com a darem um grande espectáculo, a levarem os participantes ao rubro. Para descomprimir na sala ao lado decorria o festival de imagens alusivas ao pedestrianismo, logo seguido do filme “Sideways”.
Domingo, dia 9 de Junho
No domingo, o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. José Ribeiro, presidiu à inauguração da PR 7 FAF “Caminhos de S. João da Ramalheira”, estando presentes na cerimónia o Presidente da Junta de Aboim, António José Novais, o Vereador do Turismo da autarquia local Eng. Vítor Moreira, Director /Delegado da Narturfafe, Teixeira Alves, o Presidente dos Restauradores da Granja, Gabriel Soares, Prof. Luís Roque, representante da Cercifaf, o Presidente da Confraria da Nossa Senhora das Neves, António Brás e, logicamente os participantes, os quais são a razão da existência deste evento e dos percursos pedestres.
Participaram neste caminhada elementos de diversas associações, clubes e grupos: Restauradores da Granja, Grupo Espeleologia Montanhismo de Aveiro (GEMA), S.I.R. Pimpões (Caldas da Rainha), Associação Salta Fronteiras (Felgueiras), Aventura da Saúde (Braga), Amarante Futebol Clube, Clube de Campismo do Porto, Grupo de Montanhismo do Porto, Clube de Campismo da Trofa, Apanha Pedrinhas – Cercifaf, Clube Caça e Pesca de Oliveira de Azeméis, A.C.D. de Aboim, Rumo ao Futuro (Travassós/Fafe), A.C.D. de Estorãos e ARCO – Santo Ovídio (Fafe), A.C.D. de Várzea Cova (Fafe), G.D.C.R. de Pardelhas (Fafe), A.C.D. de Pedraído (Fafe), e Liberec (da República Checa).
O percurso, de cerca de 8,5 km, iniciou-se no largo da Igreja, em Aboim, e o grupo dirigiu-se para sul percorrendo a encosta da margem direita da “Ribeira de Linhares”, através de um bosque caducifólio. Junto ao lugar da Telha, aonde se encontram as ruínas da capela de S. João da Ramalheira (também conhecido por S. João de Latrão), provavelmente a capela mais antiga de Fafe, os caminheiros puderam desfrutar de um momento musical pela flautista Filipa Lapa. Na aldeia da Lagoa, os doces regionais foram os reis da festa, a caminhada prosseguiu agora pela encosta da margem direita da “Ribeira de Linhares”, de volta a Aboim, onde foi servido o almoço.
O evento terminou com a visita à “Feira Tradicional do Concelho de Fafe” uma viagem no tempo, verdadeiramente fantástica.
Cada participante teve direito a uma t-shirt do evento, uma chapéu, doces regionais, pin do evento,...
Fonte: do texto (algumas adaptações por mim efectuadas): Restauradores da Granja
Sem comentários:
Enviar um comentário