sábado, junho 09, 2007

Inauguração da PR 7 FAF “Caminhos de S. João da Ramalheira”, dia 10 de Junho, em Fafe, organizado pelos "Restauradores da Granja”


No âmbito do Festival MontesLongos 2007 - Festival de Percursos Pedestres de Fafe, organizado pela associação “Restauradores da Granja” que decorre dia 9 e 10 de Junho, será inaugurado dia 10 de Junho, o PR 7 FAF “Caminhos de S. João da Ramalheira”. Trata-se de um percurso circular, com cerca de 9 km, de nível de dificuldade médio, e que percorre a freguesia de Aboim.

O sétimo percurso pedestre marcado do concelho de Fafe, é uma pequena rota de beleza natural nas vertentes da “Ribeira de Linhares”, num anfiteatro verde onde o religioso e o profano se misturam numa indissolubilidade verde. O percurso começa no Adro da Igreja de Aboim, promontório privilegiado das Serranias do Norte e segue para sul, por caminhos rurais profundos, marcas de outrora, sempre rodeados de muros altos e de lameiros socalcados.

As sombras do carvalhal, exemplo vivo de bosque caducifólio e santuário de vida vegetal, levam o caminhante até ao antigo lugar da Telha onde se encontram as ruínas da Capela de S. João da Ramalheira (também designado por S. João de Latrão). É provavelmente a capela mais antiga do concelho de Fafe. Nas ruínas podem observar-se dois arcos “comidos” pelas heras. Contemplar estas pedras sagradas permite ainda sentir o fervor das antigas romarias e seguir os passos do romântico até ao povoado da Lagoa"


O Programa do dia 10 de Junho (Domingo), do Festival MontesLongos 2007 é o seguinte:

8:30 h: Abertura do secretariado no largo da Igreja em Aboim:

– Inscrições, confirmação de inscrições, distribuição de lembranças individuais.

9:00 h: Inauguração da PR 7 FAF “Caminhos de S. João da Ramalheira”,

9:15 h: Saída para a marcha.

12:15 h: Previsão da chegada dos pedestrianistas.

12:30 h: Tainada Minhota.
Convívio Gastronómico –“Traz do teu, come de todos”, para o qual deverás trazer algum petisco característico da tua região (um prato confeccionado; produtos de fumeiro; queijos; doçaria; etc.). A organização garante condições de armazenamento e conservação para os produtos. Traz o prato, a malga, os talheres e uma pinga.

14:30 h: Visita à “Feira Tradicional do Concelho de Fafe”, na Praça 25 de Abril, com mostra etnográfica, artesanato, taberna ambulante e produtos da terra – Org. Rancho Folclórico de Fafe.
Participe, usando trajes esquecidos no fundo das arcas e venha defender a etnografia, a recuperação, preservação e revitalização da identidade sócio-cultural das gentes de Fafe.



Recorde-se que ao longo dos anos a associação “Restauradores da Granja” tem vindo a implementar nas serranias de Fafe diversos percursos pedestres:
  • PR 1 FAF “Rota do Maroiço”, 21 km
  • PR 2 FAF “As Aldeias das Margens do Rio Vizela”, 15 km
  • PR 3 FAF “À Descoberta de Aboim”, 13 km
  • PR 4 FAF “Trilho Verde da Marginal”, 3 km
  • PR 5 FAF “Rota dos Espigueiros”, 13 km
  • PR 6 FAF “Levada de Pardelhas”, 5 km


Contactos e Inscrições:


Restauradores da Granja
Bairro da Granja
4820-134 Fafe

Telefone: 253 494 344
Fax: 253 495 466

937 446 880 – Daniel Oliveira
966 771 364 – Afonso Costa
939 253 134 – Américo Lapa
919 021 132 – Gabriel Soares

E-mail: montanhismo [arroba] restauradoresgranja.com

www.restauradoresgranja.com


Fonte do texto: Restauradores da Granja

Sem comentários: