domingo, junho 03, 2007

Implementação de Percursos Pedestres no concelho de Ovar também assume o propósito de disuasão de prostituição nas matas florestais

"A abertura de um trilho a pé pela mata florestal é vista pela Câmara de Ovar como uma forma de "afugentar" de zonas próximas alguns visitantes indesejados, assumiu o vereador do Ambiente.

José Américo Pinto acredita que o percurso pedestre pelo perímetro florestal das dunas de Ovar, que foi agora criado, vai tornar os acessos "menos interessantes" para a prostituição, que é fomentada há muitos anos, sobretudo a poente da Pousada da Juventude.

"«A floresta tem actualmente vários usufrutos, alguns dos quais perfeitamente marginais», lamentou o autarca, para quem a intensificação de actividades de lazer ligadas à natureza «é um princípio para, de forma pedagógica, combater a prostituição.»

Dezenas de mulheres prostituem-se, de segunda a sexta-feira, à beira da estrada da mata que liga Esmoriz à praia do Furadouro, passando por Maceda e Cortegaça. O corrupio de viaturas na via secundária é notório numa zona discreta que cria o ambiente para escapadelas. «Acho errado deixar aquilo como está, mas as autoridades policiais, normalmente, dizem-nos que não podem fazer nada. A repressão como já tentámos, não resolve o problema», lamentou o responsável autárquico, para quem a solução "nacional" seria legalizar a actividade da prostituição em locais próprios e com condições mínimas.

Uma das queixas persistentes devido à prostituição na mata florestal resulta do acumular de lixo, que pode pôr em causa a saúde pública. A câmara, com o apoio da GNR, chegou há alguns anos a sensibilizar as mulheres para a recolha de preservativos em sacos de plástico a colocar nos contentores próximos. Algumas multas ajudaram a melhorar os comportamentos.

Ao fim-de-semana sobretudo, aqueles extensos pinhais atlânticos da zona, tidos como «o pulmão de Ovar» são muito procurados por grupos de pessoas para piqueniques, convívios populares e actividades desportivas (caminhadas, corridas e BTT).

O Trilho da Floresta é inaugurado hoje, pela manhã, junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar, coincidindo com a 43-ª caminhada do Atletas Fins-de-Semana (AFIS).

O percurso pedestre começa na Estrada Nacional 327, junto à Pousada da Juventude. No total, tem uma extensão de 6,5 quilómetros devidamente sinalizados a percorrer em duas horas e meia, estando homologado como »nível fácil para todo o ano»."

Fonte: Diário de Notícias - 3-6-007

Sem comentários: