quinta-feira, junho 07, 2007

Perto de centena de participantes na caminhada "Trilhos das Vinhas", no Douro, dia 3 de Junho, organizada pela ACREV e Município Oliveira de Azeméis



"A secção de pedestrianismo da ACREV (Associação Cultural e Recreativa de Vilar), em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, organizou dia 3 de Junho passado mais uma caminhada, intitulada ‘Trilhos das Vinhas’, entre Favaios e o Pinhão, no concelho de Alijó.

Cerca de cem caminheiros concentraram-se, no passado domingo, pelas 8 horas, na rotunda do Rainha, bem no coração da cidade oliveirense, para iniciarem uma aventura até terras do Douro, onde chegaram por volta das 12 horas.

A viagem de autocarro arrancou de Oliveira de Azeméis em direcção ao Porto, passando pela Serra do Marão, onde os participantes observaram bonitas paisagens. Durante o percurso ainda passaram por Vila Real, Alijó, tendo alcançado o seu término em Favaios. A comitiva, depois de ter chegado ao seu destino, fez uma paragem na Adega Cooperativa de Favaios, onde pôde degustar um delicioso vinho, tipicamente característico daquela ‘terra’. Nestas paragens, os pedestrianistas ainda visitaram a loja da cooperativa, adquirindo uma garrafa do famoso vinho de Favaios.

Depois todos os caminhantes iniciaram a sua digressão desportista, enquanto os outros participantes, menos adeptos desta modalidade, e alguns com algumas lesões, aproveitaram a oportunidade para visitar a cidade de Alijó, esperando pelos caminhantes em Pinhão. A caminhada iniciou-se, então, na Adega Cooperativa de Favaios, seguindo por Castiçal e Corredoura. A paragem para almoço foi feita bem no centro da paisagem verdejante do Norte de Portugal.

Já com as energias recuperadas, a caminhada foi retomada, seguindo por trilhos entre vinhas e cerejeiras, onde se viam magníficas paisagens. Entre subidas e descidas, com muito calor à mistura, a caminhada prosseguiu, cujo percurso passou, ainda, pela Quinta da Abelheira, Portela da Serra, Além da Fonte, Sr.ª do Couto até Casal de Loivos. Neste ponto, os pedestrantes subiram até a um miradouro, onde pela primeira vez entraram em contacto com a bela vista que o Rio Douro oferece.

Ao saírem do miradouro, uma grande descida, em forma de caracol, esperava os participantes, que os conduziu em direcção a Pinhão. Chegados ao destino, os pedestrianistas reagruparam-se junto do cais, local onde se encontraram novamente com os restantes participantes que não alinharam na caminhada.

Desta vez, o percurso teve como distância, aproximadamente, 12 quilómetros, em piso misto (asfalto e terra), com um desnível de 200 metros. A caminhada, com um nível de dificuldade médio, sensivelmente, quatro horas.

Ali conviveram por alguns minutos, cujos momentos foram partilhados com a observação dos barcos que fazem a subida do Rio Douro, sendo que um desses transportes marítimos atracou mesmo junto dos pedestrianistas. Depois seguiram caminho, desta vez até à Quinta da Foz com o objectivo de a visitarem. Lá foram muito bem recebidos, tendo-lhes sido explicado como se confecciona o delicioso Vinho do Porto. No final, foi servido um cálice desse mesmo vinho a todos quantos quiseram.

No caminho de regresso a casa, os participantes continuaram a desfrutar das belas paisagens que o Rio Douro tem para oferecer. Na realidade, o percurso em direcção às terras de La Salette foi levado a cabo sempre pelas margens aquela estrada fluvial, passando pela Régua e por Viseu. Por volta das 22 horas, os caminhantes chegaram a Oliveira de Azeméis, mostrando-se satisfeitos com o passeio e ansiando por uma nova aventura desta envergadura.

Esta acção foi promovida pela ACREV em parceria com a autarquia de Oliveira de Azeméis através do Programa ‘Põe-te a Mexer – Marchas e Caminhadas 2007’."

Marisa Gonçalves


Próximas caminhadas da ACREV e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (CMOA):

Junho
Dia 16: PR Dunas S. Jacinto, em S. Jacinto (CMOA)
Dia 24: PR a (Caminho de Montemuro), em Alvarenga - Arouca (ACREV)

Julho
Dia 7: PR dos Arrozais, em Salreu - Estarreja (CMOA)
Dia 22: PR “Romaria de Outros Tempos”, em S. Pedro - Vale de Cambra (ACREV)

Agosto
Dia 5: PR “Vêr La-Salette”, em Oliveira de Azeméis (ACREV)

Setembro
Dia 15: PR Linha Azul, Espinho - Gaia (CMOA)
Dia 30: PR La-Salette - Moinhos de Ul, em Oliveira de Azeméis - Ul (PR 2 ACREV)

Outubro
Dia 13: PR Palmaz - Princesa do Caima, em Palmaz - Oliveira de Azeméis (CMOA)
Dia 28: PR Linha Azul, Espinho - Gaia (ACREV)

Dezembro
Dia 23: PR Moinhos de Damonde, em Oliveira de Azeméis (Vilar) - Macinhata - Travanca - Ul (PR 7 ACREV)

As inscrições estão abertas até oito dias antes da data de realização de cada uma das caminhadas.

Fonte: Correio de Azeméis

Sem comentários: