quinta-feira, junho 21, 2007

Percurso pedestre "Caminhos da Freita" dia 14 de Julho, organizado pelo Núcleo Regional de Aveiro da Quercus, na Serra da Freita

"No próximo dia 14 de Julho o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza o percurso pedestre "Caminhos da Freita" na Serra da Freita, importante espaço natural que urge preservar.

Descrição do percurso
O percurso tem início no Parque de Campismo do Merujal, passa pelo Vale da Raiz e cumeada seguinte, de onde se obtém larga e espectacular panorâmica sobre o Vale de Arouca. Seguidamente atinge-se o marco geodésico de S. Pedro Velho, o ponto mais alto da Serra da Freita, de onde também poderemos admirar belas vistas. Desce-se em direcção à barragem do Junqueiro onde se toma o PR15 (um dos percursos pedestres marcados na serra) ao longo do Rio Caima até à aldeia tradicional de Albergaria da Serra, rumando-se de seguida por um antigo caminho entre muros para a pequena aldeia da Mizarela e até ao miradouro da Frecha da Mizarela, de onde se poderá admirar a cascata monumental com o mesmo nome. Regresso ao parque de campismo pelo PR7 (outro dos percursos pedestres marcados na serra).

O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional desta região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.

Clicar para ampliar


Características do percurso
Tipo de percurso: de pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha
Distância a Percorrer: cerca de 7 km, em circuito
Duração do Percurso: cerca de 2h30m
Nível de Dificuldade: baixo/médio.


Informações importantes

Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, água e eventualmente comida leve.

O ponto de encontro é às 8 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Urb. de Santiago, Bl. 25, em Aveiro. O ponto de encontro alternativo é às 9.30 Horas no Parque de Campismo do Merujal. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.

A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do telefone 966551372 ou do e-mail aveiro@quercus.pt, até ao dia 12/07/2007. Esta actividade é gratuita para sócios e menores de 16 anos e terá o custo simbólico de 5 Euros para não sócios. Atenção que o número de participantes é limitado!
Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.
Após o percurso, terá lugar um almoço de confraternização no restaurante do Parque de Campismo do Merujal, em plena Serra da Freita. A participação no almoço, a qual se recomenda vivamente, terá de ser confirmada no acto de inscrição, tendo o custo adicional de 14 euros por adulto e de 7 euros por criança até aos 10 anos. Este valor inclui um almoço completo cujo prato principal será um churrasco misto, havendo a possibilidade de um prato vegetariano se previamente solicitado, assim como o direito a um duche quente nas instalações do parque.


Contactos:

Núcleo Regional de Aveiro da Quercus - A.N.C.N.
Urb. de Santiago, Bl. 25 - R/C F, Aveiro
Apartado 363; 3811-905 AVEIRO

Tel.: 966551372.

E-mail: aveiro@quercus.pt
http://aveiro.quercus.pt


Fonte do texto e cartaz: Núcleo Regional de Aveiro da Quercus [Armando Ferreira]

Sem comentários: