segunda-feira, junho 11, 2007

Inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”, no concelho de Ovar, no dia 3 de Junho, reuniu 218 participantes.

Inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”

Concelho de Ovar, dia 3 de Junho.


Implementação do percurso e organização da caminhada inaugural:



Post transcrito (texto e imagens) do blogue "Caminheiros AFIS":

"Quem passasse ali pelo Alto Saboga no passado domingo, manhã cedo, e por lá tivesse passado há um mês atrás, ou porventura noutras ocasiões, não notaria grande diferença. O habitual grupo de Caminheiros AFIS preparava-se para mais uma incursão pelas estradas e caminhos de Ovar e, aos poucos, as pessoas iam-se juntando, quiçá as mesmas pessoas, o habitual grupo a rondar a meia centena de participantes. E porém…


Esta 43.ª Caminhada AFIS foi largamente divulgada, “por obra e graça” do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”, um percurso de pequena rota circular de 6,5 km, com partida e chegada junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar. O Clube AFIS foi um dos parceiros envolvidos na implementação do percurso e via com evidente – e compreensível! – orgulho, a sua habitual iniciativa dos primeiros domingos de cada mês merecer a honra de inaugurar o “Trilho da Floresta”. Ainda para mais, com a cidade em festa, o 5.º Encontro de Colectividades na ordem do dia e a 43.ª Caminhada AFIS a assumir a vertente desportiva dum vasto programa cultural que, de ano para ano, cresce e se afirma junto da população do nosso Concelho.


As 8h30 soavam no relógio da torre da igreja da Ribeira. É hora de arrancar. Ultimam-se os pormenores, colhem-se as últimas inscrições para a 44.ª Caminhada AFIS - que levará cerca de sessenta caminheiros ao planalto da Serra da Freita, em Arouca, no próximo dia 1 de Julho – e… pés ao caminho! Os participantes não ultrapassarão, nesta altura, as sete dezenas, um número evidentemente escasso face às expectativas criadas. Mas a inauguração está marcada para as nove, no início do trilho, e é lá que se fará um primeiro balanço do interesse que a iniciativa poderá ter despertado na comunidade vareira.


E aí sim. Uma centena e meia de pessoas aguardavam o núcleo de pedestrianistas que chegava do Alto do Saboga e podia ser dado, verdadeiramente, o tiro de partida. José Américo, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, foi o primeiro a usar da palavra, limitando-se a agradecer a presença de todos quantos se dispuseram a participar na iniciativa, passando em seguida a palavra ao Professor Joaquim Barbosa, Presidente da Junta de Freguesia de Ovar. Nas suas palavras, uma certeza: A de que um equipamento desta natureza representa uma mais-valia para o nosso Concelho e que merece ser valorizado e protegido por todos.


Joaquim Margarido falou com emoção da iniciativa e, aproveitando a presença do Dr. Rafael Gonçalves, atleta do Sport Lisboa e Benfica que, na antevéspera, acabara de melhorar por duas vezes o seu próprio “record” nacional do Salto em Altura, nomeou-o, em nome da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS, seu membro honorário. O acto ficou assinalado com a oferta simbólica, pelo Presidente da colectividade, Manuel Ramos, duma “t-shirt” dos Caminheiros AFIS ao grande atleta. E antes do arranque propriamente dito, uma intervenção de Jorge Almeida, da Associação Juvenil Amigos do Cáster, curta mas sobremaneira importante, relacionada com a segurança, a necessidade de estar atento às marcações do percurso e de cumprir as normas básicas de respeito pela natureza: “Não deixar mais do que simples pegadas; não trazer mais do que belas recordações”.

E foi isso que aconteceu. A manhã esteve esplêndida para a prática da caminhada, o animado grupo de 218 pessoas (à partida!) teve oportunidade de vivenciar as belezas duma floresta repleta de flores de todas cores, de deliciosas fragrâncias e de sons encantadores, interiorizando algo que é, simultaneamente, tão precioso e tão fácil de usufruir. Basta disponibilizar um bocadinho de tempo, de mobilizar alguma vontade e, quase como diz o poeta, “vá de folia, que há sete anos me não mexia”.

O tempo ajudar-nos-á a fazer um balanço. A floresta quase não tem segredos para os Caminheiros AFIS. É palco das nossas iniciativas desde a primeira hora. Literalmente! Mas entendemos que um trilho com estas características, perfeitamente identificado, com painéis interpretativos que o valorizam, no coração da floresta e em comunhão com a natureza, tem tudo para agradar a todos. Daí que continuaremos a privilegiar a floresta como objectivo das nossas caminhadas, agora com mais entusiasmo ainda."

Joaquim Margarido

Sem comentários: