A Junta de Freguesia de Louriçal (concelho de Pombal), através da sua comissão para o desenvolvimento turístico, em colaboração com um estagiário de Ecoturismo da Escola Agrária de Coimbra e com uma estratégia de futuro para consolidar o Louriçal num destino turístico ao nível concelhio, está a desenvolver uma rede de percursos pedestres que percorrerá toda a freguesia do Louriçal, sendo também objectivo deste projecto alargar esta rede a outras freguesia limítrofes.
Por ser um projecto de conservação da natureza e divulgação do património natural da freguesia do Louriçal, que aposta na promoção do turismo de natureza e no Ecoturismo, sensibilizando a população para a educação ambiental, é oportuno acreditar que este projecto tem potencial, no que concerne à intervenção em espaço público para um desenvolvimento económico e turístico da região. Os responsáveis do projecto, comissão para o desenvolvimento turístico do Louriçal, defendem que o "Dois Temperos" promoverá as visitas a esta região, quer por parte das populações locais ou regionais. É objectivo desta comissão organizar um leque de actividades diversificadas (concursos de fotografia, exposições ao ar livre, conferências, workshops, passeios com a família), de modo a dinamizar o espaço.
O primeiro percurso a desenvolver ligará a Fonte da Pedra (Outeiro do Louriçal) à Quinta do Seminário (Vinha da Rainha).
Para a realização deste projecto, este grupo de trabalho conta com o apoio do Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento do Louriçal, o Clube de Caçadores do Louriçal a Câmara Municipal de Pombal e a Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó. No entanto, a junta de freguesia de Louriçal gostaria de apelar a toda a população da freguesia no sentido de apoiar este projecto grandioso, antes e após a sua implementação, uma vez que um dos grandes problemas com que se depara a junta de freguesia aquando da criação desta rede de percursos é a manutenção dos mesmos.
Uma vez que se pretende que grande parte do percurso passe junto às margens do rio que atravessa a freguesia, a Junta de Freguesia alerta os proprietários ou possuidores de parcelas de leitos e margens de que devem mantê-las em bom estado de conservação, procedendo à sua limpeza e desobstrução.
Fonte: Jornal Regional 15-6-007
Sem comentários:
Enviar um comentário