O Dia do Ambiente, que se comemora a 5 de Junho, serviu de mote para a inauguração de ecopista "Várzea da Rainha", com uma extensão de oito quilómetros, que liga a vila à Lagoa de Óbidos.
Autarcas, funcionários da autarquia e jornalistas foram os primeiros a experimentar a ecopista Várzea da Rainha. Na viagem inaugural, em bicicleta, o percurso começou junto ao Posto de Turismo, continuando pela Rua Direita, descendo a encosta do castelo até encontrar o Rio Arnóia. Seguiu-se um percurso pela rota do rio, em permanente contacto com a natureza, onde se destacam as terras cultivadas e as árvores, até ao final do percurso, no Arelho, onde o Rio Arnoia chega à Lagoa de Obidos.
O objectivo desta iniciativa foi a de estimular os cidadãos a usufruir não só do património construído que Óbidos têm para oferecer, como do seu património natural e paisagístico. Nesse sentido existem já uma série de serviços, como o aluguer de charretes e de cavalos, ou agora de bicicletas, que permitem aos visitantes conhecerem outros locais.
Os utilizadores da ecopista que não tenham alojamento em Óbidos poderão utilizar os balneários das piscinas municipais para tomar banho e mudar de roupa. “A estrutura já existe não faria sentido não a disponibilizar, não só ao público que vai nadar como a quem vai andar de bicicleta”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria.
Nos oito quilómetros a que corresponde o percurso foi feita uma intervenção “ligeira” ao longo do Rio Arnóia, resultado dos trabalhos de limpeza deste rio após as cheias de 2006. Esta intervenção “permitiu que a mota fosse consolidada com muita vegetação e o que fizemos foi cortá-la e limpar os detritos”, disse o autarca, garantindo a manutenção da ecopista, através de cortes sucessivos da verdura existente.
Este caminho fica disponível para as bicicletas e também para caminhadas a pé, estando interdito a qualquer veículo motorizado. Levará agora informação nesse sentido, assim como a vedação do acesso, nomeadamente a moto quatro e a carros
Ao longo da ecopista haverá também alguns bancos, colocados junto às árvores existentes para as pessoas descansarem. Há também a intenção de plantar mais árvores de modo a segurar a mota do rio, o que virá não só cumprir uma função de segurança da linha de água como a permitir um maior ensombramento ao próprio caminho.
Além da ecopista Várzea da Rainha a autarquia de Óbidos oferece ainda outros percursos pelo meio da natureza. “Neste momento há área para se poder andar com segurança desde a barragem do Arnóia até à Lagoa de Óbidos”, referiu Telmo Faria, acrescentando que existem outros percursos, como o de seis quilómetros, entre a Amoreira e o Arelho, junto ao Rio Real.
Este percurso agora inaugurado irá ligar à ciclovia que será feita em torno da lagoa pelo Instituto da Água (INAG). As obras, incluídas na Requalificação das Margens da Lagoa de Óbidos já começaram na Foz do Arelho e deverão estar concluídas dentro de 10 meses.
Houve também já conversações com a Câmara Municipal do Bombarral no sentido de fazer um circuito desde o Bombarral à Lagoa de Óbidos, junto ao Rio Real. “Já fizemos trabalhos de limpeza até junto à Roliça e temos os dois rios que atravessam Óbidos a poderem ser vias de vivência e a funcionar como área de excelência a quem quer passar uns dias na região”, explicou.
A Câmara de Óbidos está a dar especial destaque ao ambiente, com projectos como o de redução de carbono, “Carbono Social”.
Fátima Ferreira
Fonte: Gazeta das Caldas -10--6-007
Sem comentários:
Enviar um comentário