quinta-feira, junho 21, 2007

Secção de Pedestrianismo dos Amigos da Montanha realizou um percurso pedestre na Serra do Caramulo e Reserva Botânica do Cambarinho, dia 9 de Junho

"No dia 9 de Junho a secção de Pedestrianismo dos Amigos da Montanha realizou um percurso pedestre em Vouzela. O percurso com cerca de 15 km contou com cerca de 50 participantes e desenrolou-se no concelho de Vouzela, tendo inicio cerca das 11 horas no dólmen da Lapa de Meruje, o mais imponente monumento megalítico do concelho, junto à barragem com o mesmo nome situada num vale aberto em plena serra do Caramulo.

Daqui seguimos por antigos caminhos lajeados, trilhos de pastores e alguns caminhos de ligação, passando pelos geradores eólicos aproveitamos para ver um à beira e ter noção da sua gigantesca dimensão, na aldeia de Abelheira podemos ver algumas casas cobertas com colmo.

Subimos até à Couca dos Corvos onde almoçamos junto das ruínas de antigos edifícios, seguindo encosta abaixo com uma magnífica vista até ao vale onde se situa Farves que atravessamos enquanto apreciávamos toda a ruralidade em volta.

Clicar para ampliar


Pouco depois entramos na Reserva botânica de Cambarinho criada em 1971 ( a primeira reserva botânica a ser criada em Portugal) especialmente para proteger os Loendros uma das raras espécies sobreviventes do terciário e que tem ao longo da ribeira de Cambarinho o maior núcleo conhecido em Portugal. Percorrendo os trilhos no interior da reserva podemos ver algumas flores dos Loendros que já estão na fase final de floração assim como toda a luxuriante vegetação envolvente alem de um moinho totalmente restaurado, terminando a actividade por volta das 16 horas.

A próxima actividade de Pedestrianismo dos Amigos da Montanha é no dia 7 de Julho na Serra do Alvão."


Fonte do texto e foto: Amigos da Montanha

Sem comentários: