quarta-feira, março 01, 2006

Graciosa Percursos Pedestres





Extensão: 7 km
Nível de dificuldade: Fácil.
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa junto junto ao caminho de
acesso ao Parque Eólico da Serra Branca, termina na Praia.
 Percurso linear.
Descrição: É um trilho fácil de percorrer, que atravessa a ilha Graciosa da costa oeste à costaleste. Cerca de 500m após o início do trilho atinge-se o Pico das Caldeirinhas, o mais elevado do conjunto dos cones vulcânicos da Serra Branca (360m). No meio do percurso, junto à Cruz de Barro Branco, pode-se desfrutar uma vista panorâmica sobre  toda a costa norte da ilha. No final do trilho, já na descida para a Vila da Praia, o mar e o Ilhéu da Praia podem ser observados em toda a sua beleza.


Extensão: 9 km
Nível de dificuldade: Fácil.
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa e termina junto à Canada
Longa.
Percurso circular.
Descrição: Começa por subir até um túnel que dá acesso à Furna do Enxofre, assinalado a tracejado no mapa. A melhor hora para observar a furna é entre as 11 e as 14 horas, altura em que os raios solares penetram no seu interior. Após visitar a Furna do Enxofre (onde existe apoio e informações específicas), deve voltar ao trilho pelo mesmo caminho e virar depois à direita de acordo com a sinalização. Cerca de 100m depois encontrará uma escadaria em madeira que dá acesso à Furna da Maria Encantada, onde pode entrar e observar as diversas formações geológicas existentes.
Nesse local, existe também um miradouro onde se tem uma belíssima vista da Caldeira. A seguir, o trilho continua circundando a Caldeira, como se pode observar no mapa. Durante o percurso pode também desfrutar uma vista panorâmica sobre quase toda a costa da ilha Graciosa. O trilho atravessa uma zona de Reserva, o Parque Florestal da Caldeira. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.


Extensão: 2,1 km
Nível de dificuldade: Fácil.
Ponto de partida / chegada: Esta caminhada começa na freguesia da Luz e termina
no porto da Baia da Folga.
Percurso linear.
Descrição: O trilho começa junto ao Império local e segue ao longo da estrada para o Carapacho
durante cerca de 500m, até chegar a uma bifurcação onde, virando à direita, entrará numa canada que segue em direcção ao mar. Depois de atravessar uma pequena ponte siga a sinalética até chegar junto à costa. Na passagem por entre os pastos poderá encontrar alguns exemplares de tomate capucho, uma planta de bagas comestíveis com um sabor muito agradável. Este trilho permite, em dias de boa visibilidade, observar as Ilhas de São Jorge, Pico e Faial. Junto à costa encontram-se com muita frequência exemplares de Cubres (Solidago sempervirens) e Bracel da rocha (Festuca petraea).  
Este caminho de pé posto leva-nos ao pequeno porto da Folga, onde se pode desfrutar  de uma zona balnear e onde também tem um pequeno café."



Sem comentários: