quarta-feira, junho 20, 2007

Inaugurado primeiro percurso Pedestre de Viseu, em Várzea de Calde, dia 9 de Junho

"Acaba de ser inaugurado, em Várzea de Calde, o primeiro percurso da Rede Municipal de Percursos Pedestres, que a autarquia viseense pretende implementar no concelho.

Para além do edil viseense e vereadores com pelouros foi saudada a presença de Rosa Mota, Carlos Lopes e Paulo Sousa, os dois últimos naturais do concelho (Vildemoinhos e Repeses, bairros dos arredores da cidade). Também o povo, anónimo, disse presente, o que fez em grande número, percorrendo o percurso, cerca de 9 km, em grupos de 20 pessoas.

É ‘o primeiro de outros percursos’, adiantou o presidente da Câmara, Fernando Ruas. Com eles pretende que se fique a conhecer melhor ‘o concelho por dentro’. Na caminhada inaugural, que serviu para mostrar os aspectos paisagísticos, culturais, desportivos e históricos da freguesia de Calde, ao longo de uma levada (caminho rural e florestal), participaram muitas dezenas de pessoas.

O ‘conceito de rede é uma organização que não é fácil nem barata’, sugerindo que ‘seja implementado gradualmente’. De qualquer forma, ‘e isso é o que me parece importante, descobrimos a maneira de elaborar um percurso pedestre’, frisou Fernando Ruas. ‘Espero que a rede de percursos venha complementar uma série de estruturas que temos colocado à disposição dos viseenses, na área do lazer’. O presidente da autarquia viseense recordou, para o efeito, a ecopista e as melhorias introduzidas no complexo desportivo do Fontelo.

O percurso pedestre de Calde tem ‘a curiosidade de um dos locais por onde passa abranger o Museu Etnográfico, na sua fase final, que anda a ser instalado na Várzea de Calde, informou Fernando Ruas. Outra das particularidades é o facto de passar por zonas históricas, algumas das quais ligadas ao religioso, fazendo também apelo às potencialidades do rio Vouga. O percurso inicia-se na aldeia de Várzea e fica aberto para as pessoas o fruírem quando entenderem, aconselhando-se que o façam devidamente equipadas."

Fonte: Notícias de Viseu -18 -6-007


Clicar para ampliar



Clicar para ampliar


Fonte das imagens: Câmara Municipal de Viseu

2 comentários:

Anónimo disse...

Hoje fiz a rota da Ribeira de Varzea. É um percurso simplesmente fantástico. Deixo aqui uma sugestão. As placas direccionais deveriam ter melhor manutenção pois em dois lugares fiquei sem saber para onde ir. Uma foi ao atravessar a estrada de alcatrão e a outra foi no lugar da Lagareta. antoniopinacosta@hotmail.com

fernando_vilarinho disse...

Viva

agradeço a sugestão.
Boas caminhadas