segunda-feira, maio 14, 2007

Caminhada "A Rota da Farinha" no Rio Alva (Penacova), no dia 12 de Maio de 2007, juntou 80 participantes

"Estes passeios são uma forma de combater o estresse. Acabam por ser uma libertação, ajudam a esquecer o dia-a-dia e a descansar psicologicamente". A afirmação é de Isabel Pais que, ontem, integrou um grupo de cerca de 80 participantes numa caminhada denominada "A rota da farinha", ao longo dos montes e vales do rio Alva.

O ponto de partida foi no alto da serra da Atalhada, local onde existem alguns moinhos de vento recuperados. Cerca das 10 horas, os participantes deram o primeiro passo dos 14,5 quilómetros do percurso, iniciativa organizada pela Associação para a Defesa do Vale do Bestança. Um passeio que foi, acima de tudo, lúdico e de convívio, com paragens aqui e acolá para comer, beber e apreciar a paisagem.

Ao JN, Isabel Pais, professora em Coimbra, disse costumar participar em caminhadas, mas ontem foi a primeira vez que fez "A rota da farinha". "Já tinha ouvido falar da serra da Atalhada e dos seus moinhos. Agora, fiquei a conhecer e a gostar", referiu.

Alexandra Viana, de 9 anos, também de Coimbra, salientou gostar "muito de fazer estas caminhadas". "Já fiz muitas e não me canso, porque gosto de ver o rio e as árvores", explicou.

Habitual nestas andanças é Fernando Vasconcelos, juiz conselheiro, para quem o melhor destas iniciativas é "o convívio desinibido, o ar livre, a parte lúdica e as amizades que se criam". Mas é também "um escape" ao quotidiano, que "faz bem em termos físicos e psíquicos. É uma questão de prazer", considerou.

Quem também participou foi Maurício Marques, presidente da Câmara de Penacova. "A minha presença é um estímulo", disse, para adiantar que o passeio "é uma forma de mostrar as belezas naturais do concelho". "O vale do Alva tem uma rara beleza e património histórico de interesse, como é o caso dos moinhos que estão a ser recuperados para fins turísticos e onde se pode ver como se fazia a farinha", explicou.

Este foi o segundo passeio na rota da farinha, "um trajecto através de uma zona muito bonita", considerou Vaz Pedro, dirigente da Associação para a Defesa do Vale do Bestança, que promove caminhadas há cerca de 10 anos. O objectivo é "divulgar o país a um grupo de amigos, mas também promover o convívio e criar amizades", concluiu."

Joaquim Almeida

Fonte do texto e imagem: Jornal de Notícias -13-5-07

Sem comentários: