terça-feira, maio 29, 2007

"II Rota dos Pastores", em Mêas (Unhais-o-Velho - Pampilhosa da Serra) no dia 16 de Junho.

"Por iniciativa da Comissão de Melhoramentos de Meãs, instituição que tem promovido muitos eventos culturais e desportivos ao longo dos anos, realizar-se-á a 2ª marcha pedestre deste ano: desta vez o trajecto conduzirá até ao Picoto, o ponto mais alto do distrito de Coimbra, com objectivos de reviver a cultura local, tomar conhecimento de hábitos ancestrais, nem que seja, contemplando a paisagem que outras gerações olharam.

A ideia é a de refazer a antiga rota do pastoreio local, que das férteis várzeas de Meãs conduzia ao planalto do Malhadinho, logo que o tempo começava a aquecer. No ano passado, devido ao mau tempo, a caminhada teve um trajecto mais curto, pela Selada Silva.

Esta marcha pedestre liga Meãs à Covanca, passando pelo alto do Picoto (o ponto mais alto da serra do Açor) nos 1418 m de altitude. A paisagem ampla, esmagadora e bela, abrange os horizontes da Estrela, da Gardunha, até Espanha e à serra da Boa Viagem na Figueira da Foz, vendo-se o alto Alentejo e a serra de Gata em Espanha. Uma das paisagens mais belas e amplas de Portugal, podem estar certos.

Clicar para ampliar

Nesse local de pastores há vestígios de gravuras rupestres por eles executadas, tal como em toda a velha área pastoril das serras do Açor e da Estrela.

Quatro quilómetros a partir das Meãs, sempre a subir até ao alto do Picoto. O pequeno - almoço esperar-nos-á no planalto da Selada dos Couços. Depois, sempre a descer até à Covanca, na vertente norte, onde almoçaremos. O regresso será à tarde, por um caminho mais suave, contornando pela Selada Castela até às Meãs.

Os meansenses cultivam as suas memórias e têm feito alguns percursos pedestres que recordam um pouco a sua história e as origens de uma comunidade, tal como o seu modo de vida: o trabalho na mina, a pastorícia, a agricultura, a extracção do carvão, a moagem dos cereais…

Sendo, ao mesmo tempo, um acto cultural, desportivo e de são convívio, homenageamos todos os que, ao longo de gerações, percorreram esta rota."

Fonte do texto e cartaz: blogue Meansenses

Sem comentários: