segunda-feira, maio 21, 2007

Inaugurado dia 19 de Maio o “Caminho do Xisto da Benfeita”, em Arganil, o primeiro de muitos nas Aldeias de Xisto

"Pouco passava das 9h30 de ontem quando cerca de 70 pessoas de diversas idades, se começaram a concentrar no Largo do Ameal, na aldeia de Benfeita. Vestidas a rigor e munidas com água, estavam prontas para a jornada: inaugurar o percurso pedestre “Caminho do Xisto da Benfeita”, o primeiro das Aldeias de Xisto.

Porque o percurso, cerca de 11 Kms, possuía um grau de dificuldade de nível III, foi necessário retemperar forças com um bom pequeno-almoço, servido ali mesmo, tendo como pano de fundo o som da água que corria no rio.

A ideia deste percurso partiu da “Cumes do Açor” que, em conjunto com a Câmara Municipal de Arganil e a Junta de Freguesia de Benfeita, deu a conhecer «belas paisagens», com uma fauna e flora «inacreditáveis», possibilitando o contacto com quedas de água, espécies protegidas, caminhos rurais e ainda uma subida por uma crista rochosa onde a vista que se alcança sobre o vale é «absolutamente extraordinária», como expressou Miguel Ventura responsável a “Cumes do Açor”. O percurso pedestre está inserido no Plano de Animação das Aldeias do Xisto, «beneficiando das sinergias criadas no âmbito desta marca».

Com a duração de cinco horas este percurso foi desenvolvido de forma circular, com partida e chegada ao Largo do Ameal na aldeia de Benfeita e passagem pelo interior da aldeia do Sardal, descida até à Fraga da Pena, passagem pela aldeia de Pardieiros, descendo para a Foz da Abelheira, sítio a partir do qual se efectuou o caminho de regresso para a aldeia de Benfeita, junto à margem direita da Ribeira da Mata.

Satisfeito com a inauguração deste percurso pedestre estava o presidente de Junta da Freguesia de Benfeita, que aproveitou para agradecer à empresa «tudo o que tem feito no sentido de melhorar e permitir que seja possível transitar nestes caminhos». Contudo, Alfredo Martins sublinhou não se sentir «completamente realizado», esperando que «este seja apenas o primeiro passo para melhorar este espaço e cativar população que volte a dinamizar esta aldeia».

Armando Carvalho, em representação da “Pinus Verde”, entidade responsável pela implementação do Plano de Animação das Aldeias do Xisto, também se associou a esta caminhada, e lembrou as intervenções que ocorreram na aldeia ao abrigo do Programa Rede Aldeias do Xisto, que no seu entende «não fariam sentido se não se fomentasse a atracção deste espaço para visitantes». Aquele responsável congratulou-se também pela articulação entre o poder local e privados, cujo investimento vai «permitir o surgimento de outros pequenos investimentos que vão desenvolver esta região», tudo dependendo «da nossa vontade e trabalho».

O presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado também marcou presença, ainda que apenas na apresentação do projecto, devido a outros compromissos. O responsável pela Região de Turismo do Centro recordou que cerca de «30% dos turistas procuram um turismo de natureza» o que representa «um eixo estratégico de desenvolvimento do turismo, enquanto subproduto do sector da economia e também como produto de afirmação de muitas populações».

O presidente da Câmara Municipal de de Arganil, Ricardo Pereira Alves também se preparou a rigor, com roupa e calçado confortável, para efectuar, em conjunto com o vereador do desporto, António Cardoso, aquele percurso. O presidente da autarquia, visivelmente satisfeito, sublinhou o trabalho «muito árduo» que «começou há muitos meses», partindo «de uma reunião entre a Junta de Freguesia e a Cumes do Açor». Um trabalho que, como fez questão de frisar, «valeu a pena, embora ainda não esteja concluído», disse. «A Câmara Municipal vai começar a trabalhar nisso, vamos apresentar uma candidatura ao PIT, (Programa de Intervenção para o Turismo) a fim de podermos qualificar e valorizar este espaço que hoje ainda vamos ver em bruto», anunciou."

Fonte: Diário de Coimbra -19-5-007
Fonte da imagem: www.aldeiasdoxisto.pt

Sem comentários: