terça-feira, maio 08, 2007

Marcha e Corrida contra a Fome infantil - 13 de Maio - Fight the Hunger - Walk the World

Portugal, tal como em mais de 120 países pelo mundo fora, vai ser realizada a Marcha / Corrida contra a Fome, integradas no projecto “Fight the Hunger - Walk the World” no dia 13 de Maio, pelas 10h (nos vários fusos horários do planeta)

Em Portugal esta é segunda edição, sendo que no ano transacto reuniu cerca de 7 500 em Portugal e mais de 760 mil pessoas em cerca 118 países, em mais de 420 cidades e onde foram angariados cerca de 2 milhões de dólares em todo o Mundo. Este ano a perspectiva é mobilizar pelo menos 1 milhão de participantes em todo o mundo. Em Portugal espera-se juntar cerca de 25 mil pessoas em Portugal para angariar 200 mil euros, destinados ao povo da Tanzânia, e que farão parte dos objectivos a nível mundial estimados na angariação de um total de dois milhões de euros.

As marchas mundiais contra a Fome tiverem início em 2004 (participação de 130 mil pessoas), sendo que em 2005 tiverem a a participação de 201 mil pessoas em 91 países.

A organização é mundial destes tipo de actividades é repartida desde 2002 entre a multinacional de transportes TNT e a WFP (World Food Program – FAO – ONU). A TNT comprometeu-se a partilhar os seus custos e ''Know-how'', contando com a dedicação e entusiasmo de 160 mil colaboradores, num programa que se afigura o maior desafio logístico de sempre. O “Walk the World” cujo principal objectivo a nível mundial é erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015, conforme a Campanha do Milénio das Nações Unidas.

Para além de alertar a sociedade para a gravidade da fome, a iniciativa visa paralelamente angariar fundos para entregar ao WFP para os programas que abordam o problema da fome infantil.

Em Portugal a TNT Express Portugal, em colaboração com 80 entidades e empresas, tem conseguido desde há cinco anos mobilizar milhares de portugueses na luta contra a fome. Fernando Melo, director-geral da TNT Portugal, é o coordenador nacional deste Marcha contra a Fome.

As Marchas contra a Fome realizam-se no Porto (Cais de Gaia - Passeio Alegre), em Lisboa (na Torre de Belém - Docas), em Coimbra (Praça D. Dinis - Pq. Dr. Manuel de Braga) e em Angra do Heroísmo (Praça Almeida Garrett - Silveira). A marcha tem uma extensão de 5km ao passo que a corrida é de 10km.


Locais de Inscrição:

Porto:
  • Edifício da TNT ( Rua do Barreiro, 200 - Urbanização Boa-Viagem 2 - Moreira da Maia)
  • Balcões BES (Av. dos Aliados e Rotunda da Boavista)
  • lojas Sportzone (da Área Metropolitana e ainda Aveiro, Marco de Canavezes e Viana do Castelo)

Lisboa:
  • Nos edifícios da TNT ( Rua C edifício 77 [no aeroporto de Lisboa] e Torre Zen do Parque da Nações - Av. D. João II, Lt 1.17.01)
  • (Diversos) balcões BES
  • lojas Sportzone (da Área Metropolitana)

Coimbra:
  • Edifício da TNT (Mercado Abastecedor da região de Coimbra - Entreposto E2 - Reveles - Taveiro)
  • Balcão BES (Sá da Bandeira)
  • lojas Sportzone (Coimbra Eiras, Coimbra Shopping e Coimbra Estadium)

Angra do Heroísmo / Açores:
  • Balcão BES de Angra do Heroísmo
  • Loja do Peter (Pç. Velha,3 A/38 – Angra do Heroísmo )

Em qualquer dos cidades (Porto, Lisboa, Coimbra e Angra do heroísmo) a inscrição para a marcha pode ser realizada no próprio dia no local da partida e para a corrida até dia 12 de Maio no local da partida.

Preço da inscrição:
Corrida: 10 euros e recebe 1 t-shirt + 1 boné + 1 dorsal
Marcha: 10 euros e recebe 1 t-shirt + 1 boné + 1 dorsal


Como poderão os interessados fazer os seus donativos?
Através de uma conta bancária que foi aberta unicamente e exclusivamente para o walk the world com os seguintes detalhes:
TNT - Walk the World
Nº Conta: 5760 0380 0018
NIB: 0007 0576 0000 3800018 84



Folheto da Marcha contra a Fome 2007


Alguns dados da FAO:

  • Há alimentos suficientes para alimentar toda a população mundial durante quase meio século.
  • Apesar disso, cerca de 400 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de fome crónica.
  • A fome e a subnutrição são as causas de mais de metade do número total de mortes de crianças, provocando, todos os anos, a morte de aproximadamente 6 milhões de crianças. Todos dos dias, em cada sete segundos, morre uma pessoa de fome.

Informações da WFP - ONU:
O WFP (World Food Program) que toma em português o nome de PAM (Programa Alimentar Mundial) é a "agência das Nações Unidas responsável pela ajuda alimentar, é a maior organização humanitária do mundo. Fundado em 1963, o PAM assiste em média 90 milhões de pessoas por ano – incluindo 56 milhões de crianças – em mais de 80 países. O seu objectivo é erradicar a fome e ajudar os destituídos a saírem da pobreza. A assistência do PAM visa os mais carenciados como crianças malnutridas, crianças em idade escolar, órfãos, vítimas de desastres naturais e conflitos armados"

Sem comentários: