quinta-feira, maio 17, 2007

Passeio Pedestre Serra da Pevide, em Porto de Mós, dia 13 de Maio juntou 80 Participantes

Post (texto e imagens) transcrito do blogue "Marisa-Arte"

"No passado dia 13 de Maio de 2007 o Clube Recreativo da Corredoura tomou uma iniciativa de criar um dia para um estilo de vida saudável. O Tok'Andar da Serra da pevide foi uma agradável surpresa, muitos participantes oriundos de várias localidades do distrito de Leiria, Ourém e Santarém. O tempo esteve agradável.

Clicar nas fotos para ampliar

A manhã começou com uma dinâmica bem divertida para olear as articulações e levantar os ânimos. Com o bom ambiente criado foi altura de partirmos.

Foi em apenas 20 minutos que se fez aquela que seria a parte de maior esforço de todo o percurso, 138m de desnível progressivo. No parque de merendas os participantes receberam o primeiro reforço de água e fruta. Aqui uma bela imagem da ponta da cumeada de moinhos da Serra da Pevide.


Espectacular túnel da Serra da Pevide por onde o comboio que vinha da Serra da Bezerra dava a volta para fazer o regresso.


Falando da fauna, os importantes morcegos do PNSAC

A Flora também teve um lugar de destaque neste passeio, os aromas que íamos sentindo são para sempre marcados como o cheirinho à Corredoura. O ambiente era tal que os participantes faziam trocas de receitas com ervas aromáticas.


O espectacular pedacinho de carvalhal de Carvalho-lusitano

As pedreiras, um importante ponto de passagem para sensibilizar a todos sobre a necessidade de compreender não só a natureza mas também a necessidade das populações locais de se fazer utilizar dela para se sustentarem.

No final, tivemos uma surpresa para todos os participantes, não esperavam ver em plena Corredoura um museu informal, mas muito rico. Esta é a garagem do "Ti Catraia" onde podemos ver o apito do comboio que em tempos circulou na "Serra da Pevide". Uma pequena viagem no tempo que agradecemos ao Ti Catraia ter dedicado dias da sua vida a juntar este tesouro com muito carinho e determinação, embora que já não esteja entre nos sabemos que este dia foi muito feliz para ele. Agradecemos também à família a possibilidade de podermos fazer esta visita.


Sem comentários: