quarta-feira, maio 09, 2007

Passeio pedestre “Pelos verdes campos do Campo” juntou 220 caminheiros na freguesia de Tornada (Caldas da Rainha)

No último domingo de Abril, um grupo recorde de duzentos e vinte caminheiros do Grupo de Caminheiros de Caldas da Rainha e S.Martinho do Porto – Os Pimpões, em parceria com a Casa da Cultura José Bento da Silva de S. Martinho e a Associação de Cultura e Recreio do Campo, concretizou, pelo segundo ano consecutivo, mais um dos habituais e saudáveis passeios pedestres.

O lugar do Campo, na freguesia de Tornada, situado a curta distância das praias e com boas acessibilidades, foi o anfitrião e as suas gentes receberam calorosamente quem se quis deslocar a esta aldeia para usufruir das belas paisagens e sentir os perfumes tão agradáveis da Primavera.

O início da caminhada deu-se por volta das dez horas, pois os bolos e doces colocados à disposição dos caminheiros prenderam o grupo na sede da Associação. Os mais audaciosos partiram com as suas energias ao rubro e a fila estendeu-se por várias centenas de metros. No entanto, o terreno plano facilitou a deslocação e facilmente se podia vislumbrar ao longe, quer os primeiros, quer os últimos do grupo.

Serpenteando por estradas de terra batida e alguns carreiros entre casas de habitação, campos de cultivo, pastagens e manchas florestais, por volta do meio dia, o 73º passeio pedestre dos Pimpões com cerca de dez quilómetros, considerado fácil e circular como os anteriores, tinha chegado ao seu termo.

À direcção da Associação de Cultura e Recreio do Campo, com um excelente papel na dinamização de diversificadas actividades desportivas e sociais, principalmente ao seu presidente, António Ferreira, um dos principais promotores e dinamizadores desta caminhada, ficam expressos os agradecimentos. O excelente convívio, o delicioso almoço e as lembranças individuais entregues a cada caminheiro fizeram brotar o desejo de, para o próximo ano, voltar a esta encantadora terra.

Se deseja continuar de boa saúde e conviver connosco, junte-se ao grupo dos Pimpões nos próximos dois passeios pedestres. O primeiro, no dia 13 de Maio e inserido nas festas da Cidade das Caldas, será realizado pelo Parque, Mata e Património Histórico. O segundo, no último domingo de Maio, será uma viagem à Idade do Bronze na freguesia de Turquel, no concelho de Alcobaça. Estes eventos terão o seu ponto de encontro às nove horas junto à sede dos Pimpões. Ao contrário de outros meios de deslocação, andar a pé não obriga ao consumo de produtos químicos, não polui e faz bem ao coração.”

Manuel Correia

Fonte: Jornal Regional - 9-5-007

Sem comentários: