sexta-feira, maio 11, 2007

1ª Caminhada pelo Ambiente da Serra da Estrela dia 12 de Maio

"A Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE) promove amanhã a 1ª Caminhada pelo Ambiente da Serra da Estrela com múltiplos percursos até à Torre, em que uma das funções será a recolha de lixo pelos diferentes locais da montanha por onde os participantes forem passando. A iniciativa está aberta a todos os interessados e a chegada ao ponto mais alto de Portugal Continental está prevista para o meio-dia.

Segundo explica a organização, em http://www.pdsse.org/ccase1 na Internet, a caminhada é acompanhada em cada percurso por elementos da PDSSE. «Praticantes de BTT que tenham vontade de chegar à Torre de bicicleta, força! E o mesmo para os que quiserem subir de de burro ou a cavalo, ou para os que preferirem voar em parapente ou asa delta. Encontramo-nos lá em cima!»

Clicar para ampliar

São quatro os percurso propostos:
1 - Penhas da Saúde - Piornos - Terroeiro - Torre, pelo trilho de grande rota GR T14; distância: 7,5 quilómetros; subida acumulada: 630 m; duração: 2h30 min; local de encontro: largo do Café Estrela (Penhas da Saúde); saída às 8h45. Quem o desejar, pode reunir-se ao grupo mais à frente, no acesso da estrada nacional para o Covão do Ferro (na curva da Nave de Santo António).
2 - Covão da Ametade - Covão Cimeiro – Torre, pelo trilho que sobe até ao Covão Cimeiro e, daí, pelo Corredor do Inferno; distância: três quilómetros; subida acumulada: 560 m; duração: 2h00; local de encontro: Covão da Ametade; saída às 9h30.
3 - Lagoa Comprida - Cume – Torre, pelo percurso do trilho de grande rota GR T1; distância: 8,5 quilómetros; subida acumulada: 430 m; duração: 2h00; local de Encontro: estacionamento da Lagoa Comprida; saída às 8h45.
4 - Alvoco da Serra - Alto de S. Jorge – Torre, pelos caminhos que sobem de Alvoco até ao Alto de S. Jorge; distância: 8,5 quilómetros; subida acumulada: 1200 m; tempo: 4h00; local de Encontro: largo da Câmara, Seia; saída às 8:00.

Objectivos:
“Aumentar a percepção pública da gravidade dos problemas ambientais na Serra da Estrela e da necessidade das políticas ambientais nesta área protegida” é um dos objectivos da iniciativa da PDSSE, ao mesmo tempo que se pretende demonstrar às instituições relevantes “o nosso interesse em ver a protecção ambiental reforçada na Serra da Estrela”. Isto para além de se “recolher todo o lixo que se conseguir”.

600 sacos de lixo em 2006
O ano passado, uma equipa de nove pessoas paga pela Associação de Produtores Florestais do Paul retirou da Serra da Estrela 600 sacos de lixo. A recolha fez-se em cerca de uma semana, a maior parte na zona da Torre."

Fontes:
Texto e manchete jornal- Diário XXI -11-05-007
Cartaz - Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE)

Sem comentários: