quinta-feira, maio 24, 2007

Percurso pedestre “Sobral de Monte Agraço e as Linhas de Torres Vedras” organizado pelo CAAL e apoio da Câmara de Sobral de Monte Agraço, a 27 de Maio

O Clube de Actividades ao Ar Livre (CAAL) realiza no próximo domingo, dia 27 de Maio, com o apoio do Município de Sobral de Monte Agraço, um percurso pedestre denominado “Sobral de Monte Agraço e as Linhas de Torres Vedras”.

Este percurso surge no âmbito das caminhadas da temática “Reviver a História e Conhecer uma Região” onde o assunto que mais recentemente tem vindo a ser abordado nas caminhadas trata-se da questão dos redutos, fortes e fortins, que constituíram as linhas de defesa de Lisboa das invasões das tropas francesas durante as Guerra Peninsular.

O percurso passará por vários locais de elevada importância histórica e contará com a apresentação histórica do Professor José Luís de Matos.

Ao longo do percurso serão visitados entre outros o Sobral e a Igreja de S. Quintino (Monumento Nacional), o Forte do Alqueidão, os locais onde foram os quartéis-generais de Beresford e de Wellington, a zona onde Massena foi derrotado, para além das áreas rurais e naturais envolventes.

A concentração é às 9h00 em Pêro Negro.Haverá transporte assegurado para o início - Sobral.
A inscrição deve ser feita no local da concentração. Solicita-se pré-inscrição para caal [arroba] mail.telepac.pt ou Tel. 217788372, por forma a se poder garantir a documentação a distribuir.

Como chegar ao local de concentração:
Pra quem for de viatura própria de Lisboa, tomar a A8 e sair ao km 26, saída 6; virar à esquerda e 600m adiante virar para Pero Negro; concentração junto à Palmeira (árvore e café). Não devem portanto atravessar a linha-férrea.

Mais Informações sobre o percurso no website do CAAL ou no Sector de Turismo da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço – tel. 261 948 265.

Fonte: Clube de Actividades ao Ar Livre (CAAL)

Sem comentários: