terça-feira, maio 22, 2007

Clube AFIS gemina-se com a Academia Peregrini (congénere italiana), tendo o pedestrianismo por principal elo de ligação.

"A localidade de Bernate Ticino, na província italiana de Milão, foi palco no dia 13 de Maio da assinatura do protocolo de geminação da Academia Peregrini com o Clube AFIS. Numa cerimónia plena de significado, a colectividade vareira foi digna embaixadora da nossa cidade, assumindo o pioneirismo neste tipo de manifestações e evidenciando, de forma inequívoca, um dinamismo e um espírito de iniciativa a todos os títulos exemplar.

Culminando um processo de aproximação que teve o seu início no passado dia 2 de Julho de 2006, uma delegação da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS deslocou-se a Itália onde procedeu à assinatura do protocolo de geminação com a Academia Peregrini, sedeada em Marcallo con Casone, Magenta.

A identificação com a colectividade italiana funda-se no mútuo entendimento do valor do pedestrianismo como promotor de bem-estar e de harmonia do corpo e da alma, permitindo partilhar emoções e sensações, constituindo-se como uma forma de enriquecimento pessoal e de reencontro e harmonização com a natureza, com os seus tempos e ciclos.

Composta por Celina Barbosa, Joaquim Barbosa, Conceição Clemêncio, Miguel Viegas, Graça Carrapatoso e Joaquim Margarido, a delegação portuguesa pôde trocar experiências com os elementos da Academia Peregrini, percebendo o enorme trabalho de promoção e divulgação da prática do Pedestrianismo levado a cabo pela colectividade italiana, com particular destaque para as várias iniciativas sobre o Caminho de Santiago.

Incansáveis no apoio e atenção dispensados aos “embaixadores” portugueses, os anfitriões prepararam um programa social e cultural vasto e riquíssimo. Este incluiu, necessariamente, uma caminhada na Fagiana, um trecho particularmente belo do Parco Ticino, o maior parque natural fluvial da Europa. A comitiva portuguesa teve ainda oportunidade de visitar Milão, conhecer a Canonica Agostiniana de Bernate Ticino e as obras de manutenção e restauro que a Academia Peregrini ali vem promovendo ao longo dos últimos anos e também o Calendário Céltico, reminiscência viva e intensa da presença milenar do homem nesta região.


Cerimónia de Geminação.
Conduzida pelo Presidente da Junta de Bernate Ticino, Giancarlo Barni, e testemunhada pelo vice-presidente, Carlo Ferrè, pela assessora para as actividades desportivas, Emiliana Calcaterra e pelo Director do Parque Natural do Ticino, Dário Furlanetto, a cerimónia de geminação teve lugar na praça principal da localidade. Foram signatários, pelo Clube AFIS, Joaquim Margarido, Miguel Viegas e Graça Carrapatoso, enquanto da parte italiana, firmaram o documento Daniela Preda, Fabio Cattaneo e Agostino Zucca.


Após a leitura dos pressupostos do protocolo e da sua assinatura, houve a possibilidade de estreitar laços com a própria Junta de Bernate Ticino e de perceber algo da realidade social da região, fortemente marcada pela diferença entre o ambiente de paz e tranquilidade desta zona do Parque, que contrasta fortemente com a industrializada metrópole de Milão.


Actividades de Intercâmbio próximas.
Compete agora a ambas as colectividades promover o intercâmbio de informações e experiências, desenvolver projectos comuns e cultivar o mútuo acolhimento. Nesse sentido, está já previsto para o próximo Verão o apoio a três grupos de peregrinos que, do Porto ou de Salamanca, partirão rumo a Santiago de Compostela, fazendo o Caminho da Costa ou a Via Fonseca. No primeiro fim-de-semana de Outubro, o Clube AFIS retribuirá a viagem a Itália, recebendo em Ovar uma delegação da Academia Peregrini, chefiada por Daniela Preda e Fabio Cattaneo, a qual participará, entre outras iniciativas, na 7.ª Caminhada Cidade de Ovar, englobada na Meia-Maratona, e ainda na 47.ª Caminhada AFIS, como habitualmente no primeiro domingo do mês.

Fonte do texto e fotos (acima): blogue da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS



Notícia da imprensa italiana:

Clicar para ampliar

Fonte da imagem: www.academiaperegrini.it
Visto no blogue da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS



Ler ainda interessante entrevista a Manuel Ramos (MR), Presidente da Direcção do Clube AFIS, e José Ferreira da Silva (JFS), grande pioneiro das caminhadas no clube.

Sem comentários: