quarta-feira, maio 16, 2007

Marcha Torguiana, dia 9 de Junho no Gerês, em Terras do Bouro

"Integrado no conjunto de actividades comemorativas do ‘Centenário do Nascimento de Miguel Torga’, que decorre de Maio a Setembro de 2007, promovido pelo Município de Terras de Bouro vai-se realizar dia 9 de Junho a ‘Marcha Torguiana’.

A marcha pretende percorrer uma zona que serviu de forte inspiração para as obras literárias de Miguel Torga. A marcha terá uma distância de 12 quilómetros, com início agendado para as 9h30, no Cruzeiro do Campo do Gerês. A iniciativa é dirigida ao a todas as pessoas.

De acordo com as suas capacidades físicas e de resistência, cada participante poderá optar por um dos três pontos de partida: Cruzeiro do Campo do Gerês (12kms- às 9h30m), ou em Lamas (8 Kms- às 10h50), ou no Miradouro Novo e Velho (4Kms – às 11h50).

Clicar para ampliar

A organização, da parte do Município de Terras de Bouro disponibiliza autocarro a partir da vila do Gerês, às 9h, e o regresso para o Campo do Gerês, no fim da marcha, apenas para os primeiros 150 inscritos.

Miguel Torga escreveu muitos dos seus poemas nas serras de Terras do Bouro, no Gerês , onde durante cerca de 50 anos, passou férias. No dia 12 de Agosto de 2007, 100 anos depois do nascimento de Miguel Torga será descerrada, no miradouro da Pedra Bela, uma lápide com o poema “Pátria”. Do programa de eventos faz parte a reedição da obra “Trilhos pedestres na senda de Miguel Torga".

As inscrições para a Marcha Torguiana podem ser feitas até ao dia 27 de Maio, através dos seguintes contactos: 253352894 ou e-mail ddsc@cm-terrasdebouro.pt


Ficha de Inscrição (2ª página)

Fonte do texto e cartaz: Câmara Municipal de Terras do Bouro


Entrevista do "O Primeiro de Janeiro" a António Afonso, Presidente da Câmara de Terras do Bouro:

"Recordando Miguel Torga, cem anos depois do seu nascimento, fomos a Terras de Bouro, local onde passou largos momentos de inspiração. Era nestas terras que vinha para as termas e onde calcorreava pelos montes graníticos como forma de se inspirar para muitas das suas obras.

Figura incontornável na região, Miguel Torga é um símbolo para a população de Terras de Bouro. Para o presidente da Câmara, António Afonso, “é uma pena que não tenha recebido o prémio Nobel como reconhecimento do seu brilhante trabalho”. Porém, dada a importância da sua passagem por Terras de Bouro, considera-se que “talvez conhecesse melhor a localidade do que muitos habitantes da terra”. Segundo o presidente da edilidade, “foi uma personalidade que durante mais de 40 anos veio assiduamente à nossa terra”.

Pela altura da morte de Miguel Torga, foi editada uma obra com textos de Miguel Torga alusivos a Terras de Bouro. Além disso, e como forma de eternizar o poeta na região, “demos o nome de uma rua a Miguel Torga”. Porém, falta ainda um objectivo criado em Assembleia de Câmara após a morte do poeta e que é a colocação de uma lápide na Portela com o poema “Serra” escrito, em 1942. “Um dos primeiros escritos de Miguel Torga, concebidos, no Gerês”. De resto, esta lápide será o culminar de um projecto com uma década e que é o resultado da importância da passagem de Miguel Torga por Terras de Bouro.

Mas o grande projecto de homenagem a Miguel Torga é o conjunto de trilhos pedestres que foram criados na região. No total são nove trilhos designados de “Na senda de Miguel Torga” e, em paralelo, foi editado um livro e uma brochura de acompanhamento para quem pretenda fazer estes mesmos trilhos, percebendo a importância dos mesmos na vida e obra de Miguel Torga.

Na senda de Miguel Torga
Sendo a caminhada um desporto, representa acima de tudo uma actividade de natureza associada a factores turísticos, históricos, culturais e ambientais. Como tal, os trilhos pedestres resultam de uma vasto trabalho de uma equipa multidisciplinar que percorreram os tradicionais caminhos carreteiros, as calçadas que se estendem pelas múltiplas serras, planaltos e aldeias da região. Muitos dos traçados promoveram a promoção do património histórico, arqueológico e etnográfico do concelho, da mesma forma que permitiu a recuperação de várias vias tradicionais e, em alguns casos, já esquecidas.

Sendo estes alguns dos muitos percursos realizados por Miguel Torga, são também dos mais belos espaços naturais que contemplam uma paisagem de rara beleza, daí não ser estranha a inspiração de Miguel Torga num local de tal forma paradisíaco e inspirador a grandes obras como as que o poeta desenvolveu. Segundo o presidente da autarquia, “os trilhos tiveram bastante impacto entre os turistas”. De resto, “a região de Terras de Bouro foi das primeiras a desenvolvere um projecto com impacto”, sublinha António Afonso."

Fonte: O Primeiro de Janeiro - 18-4-007

Sem comentários: