quarta-feira, maio 09, 2007

Percurso pedestre “Um Olhar sobre o Mundo Rural” , dia 19 de Maio, no concelho de Vouzela

A Câmara Municipal de Vouzela vai organizar, no dia 19 de Maio, pelas 8h30, mais um percurso pedestre, que desta vez passará pelas freguesias de Campia, Alcofra e Carvalhal de Vermilhas.

Trata-se do PR2 – “Um Olhar sobre o Mundo Rural” – um percurso linear com cerca de 18 km e com um nível de dificuldade média. Esta é a melhor altura para conhecer a Reserva Botânica de Loendros de Cambarinho, na freguesia de Campia, já que é no mês de Maio que o Loendro atinge o auge da sua floração, proporcionando um cenário de beleza inigualável. Mas há outros motivos de interesse que merecem um olhar atento ao longo do percurso.

O Loendro é uma espécie protegida que levou à criação da primeira Reserva Botânica nacional, a Reserva Botânica de Cambarinho, através do Decreto Lei nº 364/ 71 de 25 de Agosto. Em Portugal, pode encontrar-se o Loendro em quatro núcleos conhecidos: na Serra de Monchique, Odemira, Oliveira de Azeméis e na Serra do Caramulo. Foi, no entanto, na zona de Vouzela que ele encontrou o seu mais representativo refúgio.

As inscrições para o PR2 podem ser feitas, até ao dia 17 de Maio, no Posto de Turismo de Vouzela, no Parque de Campismo, na Câmara Municipal ou pelo e-mail: gab.turismo [arroba] cm-vouzela.pt.

Fonte: Câmara Municipal de Vouzela

Sem comentários: