sábado, maio 19, 2007

Entendi retomar este blogue… dentro de alguns dias.

Entendi retomar este blogue… dentro de alguns dias.

A maioria da informação (texto, imagens, figuras, etc) que publico neste blogue são reproduções (apesar de por vezes realizar pequenos ajustes para tornar mais perceptível o texto ou as imagens) de vários locais e fontes onde pesquiso (sites, jornais online ou em papel, revistas, fóruns, outros blogues, etc) e de emails que recebo, colocando sempre a efectiva fonte de onde provêem.
Como tal essa informação pode e até considero positivo que outros blogues a divulguem. É óbvio que não pretendo nem nunca pretendi, nem nunca o conseguiria, ter exclusividade de informação.

Agora, como em tudo existem limites e deve existir bom senso e respeito pelo trabalho dos outros..


Imaginemos a seguinte história ilustrativa:

Numa disciplina da universidade os alunos têm de arranjar textos sobre, por exemplo, rochas magmáticas. O aluno A vai então à biblioteca da faculdade, pesquisa no catálogo, depois consulta os livros e revistas que lhe interessa, depois selecciona as páginas que lhe interessa, requisita os livros, vai à reprografia tirar fotocópias dessas páginas, devolve depois o livro à biblioteca. Como constata que a informação é insuficiente faz o mesmo tipo de trabalho em bibliotecas de outras faculdades e universidades, durante os dias seguintes.

Antes de entregar os textos (as fotocópias dos livros e revistas) ao Professor, o aluno resolve também ficar com uma cópia de tudo para ele. Vai então à reprografia da faculdade e solicita que lhe tirem fotocópias de tal. Na reprografia dizem-lhe que só as pode levantar de tarde. Então passado cerca de 1 hora outro aluno dessa classe, o aluno B, que durante aquelas dias ainda não tinha sequer começado o trabalho vê as fotocópias na reprografia e pede a um funcionário para tirar uma cópia também para ele que o aluno A, suposto amigo dele, não se importa. Pouco depois o aluno A finalmente entrega o seu trabalho ao professor e umas horas depois o mesmo o faz o aluno B, com a diferença de menos algumas folhas, para não ser 100% igual.

Agora, digam-me se o aluno A não tem razão de se sentir indignado com a atitude/comportamento do aluno B?


Como disse não me importo nada de nada que reproduzem noutros blogues posts que publiquei previamente neste blogue. Se parte ou totalidade do post for da minha autoria devem citar-me como fonte (e restantes fontes se houver), se for um post a reproduzir uma notícia de um jornal, de um clube, etc então citem essa respectiva fonte.

Agora, eu não considero correcto em cerca de meia hora reproduzir 7 posts de um blogue noutro blogue da mesma temática. E depois quem realizou tal acto refugiar-se na condição que realizou tal acto apenas de boa-fé, com algum desconhecimento de causa e nesse pressuposto ser inocente. Reitero, como em tudo existem limites e deve existir bom senso e respeito pelo trabalho dos outros.

Eu tenho consciência que se este blogue não tivesse uma razoável audiência possivelmente o blogue "Caminhadas Pedestres" nem se tinha dado ao trabalho de me responder e até ignorava a minha observação/advertência. Infelizmente na blogosfera lusa ainda conta mais o peso dos números que o peso da razão.

Como as pessoas minimamente lúcidas e esclarecidas depreenderam eu nunca sugeri que existiu plágio de posts do meu blogue noutro blogue. O que expressei foi que existiu nesse dado caso um aproveitamento exagerado do trabalho de um blogue para o outro.

Neste âmbito solicito ao blogue “Caminhadas Pedestres” que retire as fontes para o meu blogue que colocou nos seus últimos posts, pois tal não assume grande lógica.

Aproveito para agradecer todas as palavras de incentivo e apreço que vários bloguistas e leitores deste blogue mais ou menos meus conhecidos ou amigos me dirigiram nos últimos dias. Ao invés, relativamente a algumas 'bocas ' que recebi via email, podem ter a certeza que nem comichão me fizerem/fazem.

Eu sigo em frente e daqui a uns dias retomo este blogue.



p.s.: devido a uns upgrades que realizei ultimamente no meu computador a firewall do windows e a firewall do Panda é que andam um pouco incompatíveis e como tal possivelmente em tempo próximo terei de estar ausente por uns dias (espero que sejam apenas uns dias) do mundo virtual.

3 comentários:

ljma disse...

Boa! Ainda bem que continuas o pedestrianismo.

Anónimo disse...

Fico muito contente por ter voltado...
FELICIDADES!

Anónimo disse...

search historically literature hkstus izfrkra herbals happens indexer panacea dheeraj nerves
lolikneri havaqatsu