quinta-feira, maio 10, 2007

“Caminhadas pelo Interior” em Sabugal promovidas pela Câmara Municipal. 2º Caminhada entre Malcata e Vale de Espinho, dia 13 de Maio

A Câmara Municipal do Sabugal promove mensalmente desde Abril passado as “Caminhadas pelo Interior”.

As caminhada têmlugar aos Domingos e a a primeira teve lugar dia 22 de Abril entre Vilar Maior e Alfaiates. A segunda caminhada realiza-se dia 13 de Maio entre as localidades de Malcata e Vale de Espinho.

Nesta segunda caminhada a concentração ocorrerá no Largo das Eiras, em Vale de Espinho, às 8h30, de onde sairá um autocarro até a aldeia de Malcata. Às 9 horas terá início no Largo do Rossio (Forno) a caminhada através da Serra da Malcata percorrendo os trilhos do lince ibérico e passando pelo posto de vigia da Malcata, onde se tem uma bela panorâmica da paisagem em redor.

Clicar para ampliar
(fonte da imagem: Câmara Municipal do Sabugal)


Notícia alusiva do Diário XXI /Lusa


"«A Câmara do Sabugal está a promover caminhadas mensais para divulgar o património da região e chamar a atenção para "o Interior esquecido" e para alguns problemas do concelho» disse à Agência Lusa o vereador António Robalo .

Com este projecto, denominado "Caminhadas pelo Interior", a Câmara do Sabugal pretende divulgar mensalmente «os tesouros do Interior cada vez mais esquecido» e também chamar a atenção para situações que merecem uma «atenção especial» por parte do poder central. Desta vez, segundo o autarca, «pretende-se divulgar o património natural do concelho e 'iluminar' determinadas mentes no sentido de colocarem o património natural concelhio ao serviço das populações».

«O nosso objectivo é alertar para a necessidade de haver uma nova atitude por parte de quem coordena a Reserva Natural da Malcata e a Rede Natura, que são importantes para a região mas devem ser colocadas ao serviço da população em vez de servirem de entrave ao desenvolvimento», referiu. O vereador apontou que, para «qualquer tipo de intervenção» na área daquela zona protegida, "é necessário pedir pareces ao ICN – Instituto de Conservação da Natureza", defendendo que o processo deveria ser «mais célere e agilizado».

As "Caminhadas pelo Interior" devem estender-se pelos próximos meses, uma vez que, segundo o vereador, o concelho do Sabugal «tem um património imenso que queremos divulgar e rentabilizar».

A proposta do próximo domingo [dia 13] destina-se «a todos os que os gostam de desfrutar a natureza, beber o silêncio, alimentar a alma e encher os pulmões do puro ar raiano», adiantou. Sobre o passeio, a organização refere que «as encostas da serra [da Malcata] estão pintadas com as cores da vegetação mediterrânica com carvalhos, pinheiros, eucaliptos, aveleiras, cerejeiras-bravas, carquejas e castanheiros centenários envolvidos pelo azinhal e pelas estevas».

Na iniciativa participarão os elementos do executivo municipal do Sabugal que desta forma pretendem «dar o exemplo ao resto da população», adiantou o autarca. A primeira caminhada contou com a participação de cerca de 50 pessoas e na próxima a autarquia espera juntar «entre 100 a 200».

Sem comentários: