segunda-feira, maio 28, 2007

620 participantes na caminhada "Rota da Cereja", dia 20 de Maio, no VI Encontro Nacional de Caminheiros, no Fundão.

620 pessoas participaram na caminhada na "Rota da Cereja", dia 20 de Maio, no VI Encontro Nacional de Caminheiros, no Fundão, organizada pelos Caminheiros da Gardunha. Nas seis edições realizadas esta foi a que registou atingiu o maior número de participantes.

Faça chuva ou faça sol, os amantes dos passeios pedestres estavam preparados para o que der e vier. Munidos de guardas-chuvas e cajados, bonés e capas impermeáveis, foram chegando ao largo dos Caminheiros da Gardunha (Fundão), prontos para o sexto Encontro Nacional pelas encostas da Serra da Gardunha. Nem a forte chuvada que caiu na manhã de domingo, um pouco antes da hora de partida (9h), amedrontou os cerca de 620 participantes, oriundos de vários pontos do País.

“Um número recorde”, confirma Eduardo Saraiva, presidente da Associação Caminheiros da Gardunha, responsável pelo passeio. “Confesso que não esperava esta adesão”, admite, satisfeito, o dirigente, que previa uma adesão de cerca de 450 pessoas. O número foi atingido é justificado com o bom trabalho que foi feito pelas diversas direcções do organismo que, este ano, vai ser reconhecido pela autarquia com a Medalha de Mérito Municipal, no dia do concelho.

Nesta edição do encontro nacional reuniram-se no Fundão caminheiros de vários pontos do País. Évora, Ferreira do Zêzere, Samora Correia, Lisboa, Santarém, Chamusca, Caldas da Rainha, Aveiro, Guimarães, Vila Real, Covilhã e Castelo Branco, entre outras, foram as localidades de onde se deslocaram os amantes deste tipo de passeio.

Eduardo Saraiva não fez a caminhada de 10 km porque esteve ocupado a tratar da organização e articulação dos postos de abastecimento ao longo do percurso e transportes. Ainda assim, o líder da instituição, que começou a caminhar aos 10 anos, “está presente sempre que pode”. Até porque, hoje, com 65 anos, continua a desenvolver a actividade.

A Associação Caminheiros da Gardunha, que fundada há dez anos, concretamente em 5 de Março de 1997, e que conta actualmente e com 340 associados, organiza todos os Domingos caminhadas na região. Para Outubro, os Caminheiros vão organizar uma singular marcha subordinada ao tema “Família e Saúde”, em que se pretende que cada grupo de participantes seja constituído por três elementos da mesma família, avança Eduardo Saraiva ao Diário XXI.


Cronologia da Caminhada " Rota da Cereja":
8h30 Centenas de participantes juntam-se no largo dos Caminheiros da Gardunha
9h15 Partida, passando pelo Pavilhão Multiusos, Paços do Concelho, Igreja Matriz, Rua da Cale e subida até ao Vale de Alcambar.10h20 Chegada a Alcongosta.
10h45 Paragem rápida no posto móvel de abastecimento, na Quinta das Pedralvas.
12h Final do passeio na freguesia do Alcaide, onde os autocarros esperavam os participantes para os levar para a Escola Secundária do Fundão, onde foi servido o almoço.


Percursos Pedestres podem trazer mais turistas ao concelho.
A boa marca de participantes deste ano não deixa os responsáveis descansar na procura de melhorias na Caminhada. Há situações que podem ser melhoradas e que, consequentemente, poderão trazer mais turistas ao concelho, segundo a convicção de Eduardo Saraiva. Apesar de não adiantar muitos pormenores no que toca às possíveis alterações, “porque as propostas já foram entregues a quem de direito pode decidir sobre elas”, refere que a documentação de percursos pedestres é um dos exemplos. “Poderiam ser criados esses caminhos para que uma pessoa ou em grupo pudessem percorrê-los sem necessitar de um guia”, salienta.

Liliana Machadinha

Fonte: Diário XXI - 28-5-007

Sem comentários: