quinta-feira, maio 17, 2007

porque perdi a paciência... (2)

Reflexões pertinentes sobre a Internet e Web: cada vez mais dúvidas se me alevantam..!!

Ao reparar que um dos blogue com maior produção diária de posts, mais conhecidos e mais visitados da blogosfera lusa, “A Fábrica”, entendeu recentemente terminar (ou fazer uma pausa!) ao fim de 3 anos e meio, venho aqui expressar algumas dúvidas sobre a internet e web que cada vez mais se me alevantam.

“A Fábrica” era conhecida por ter autores que parece que dominavam, e bem ao pormenor, praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Ainda mais que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa! Todos os posts tinham geralmente muitos elogios por outros blogueiros ou leitores sobre a elevadíssima sapiência destes senhores.

Há mais de ano tinha reparado que até sobre alpinismo estes senhores opinavam. Mas tanta erudição induziu-me a confirmar se tal era verdade. E nesta área, os posts infelizmente eram somente cópias de artigos brasileiros sem referências a tal (já para não falar das imagens).

Comparem apenas três casos:

Caso 1 : O Monte Evereste


Caso 2 : A conquista do monte evereste

Nesta caso o post da Fábrica é um patch-work de partes dos artigos do portal Terra. Observem também os 17 comentários elogiosos.


Caso 3 : Edmund Hillary


E podia continuar com os outros casos pois o resto é a mesma a conversa…

E isto só observei com atenção para o caso do alpinismo, imagino os restantes posts.
E outras cópias podem até ser de artigos em jornais, revistas, em formato papel, o que é muito mais difícil de verificar.

Claro que bastava ver este três casos para um leitor perder toda a confiança na credibilidade deste blogue. Mesmo que pelo meio existam posts sobre outra temática que sejam efectivamente da autoria dos editores do blogue (e confio que existam) a verdade é que credibilidade geral do blogue foi afectado e a suspeição passa a ser geral.


Mas isto não é assim tão simples e tão justo…

O problema é que se o artigo original for retirado da net, na verdade a cópia (plágio) em muitos casos passa doravante pelo estatuto de original.

Mas como afirmei antes, infelizmente até parece compensar plagiar devido a estes aspectos.

  • a cópia (plágio) manter-se mais tempo online que o original, invertendo-se os papéis
  • a cópia ter muito links a apontar para ela o original não ter nenhum, e deste modo a cópia passar pela referência
  • a cópia for assinado por uma pessoa muito importante e o autor do artigo original não conseguir provar que foi ele o primeiro (até porque é previamente alvo de suspeição)
  • ser muito fácil com o corrector automático passar da versão brasileira para a portuguesa e vice-versa, o que faz com quem se copie muitos artigos deste modo.
  • se se copiar de uma revista ou jornal em papel é muito difícil de se verificar tal


Depois temos o caso da wikipedia, o lugar de onde se mais plagia.

E porque, infelizmente, é recompensador, a médio e longo prazo, plagiar da Wikipedia?
Os artigos na wikipedia, sobretudo os mais procurados, estão sempre em constante mudança. Se uma pessoa copiar ipsis verbis parte do artigo, por exemplo de “José Saramago” da wikipedia em Janeiro de 2006, verificar-se-á que em Janeiro de 2007, devido à evolução (modificação) normal do artigo da Wikipedia, já se vão apresentar bem diferentes, sendo então muito difícil e moroso comprovar a cópia.

E o erro disto é a Wikipedia guardar todas a versões dos artigos, mas não deixar realizar uma eficiente e facilitada busca neles, prejudicando-se a si própria.

É por estas e outras razões, em que o passar do tempo altera a veracidade dos factos, que a Internet patenteia diversas falhas de credibilidade e deixa muita gente como eu sempre em constante dúvida se vale a pena prosseguir por aqui.


Mas o pior de tudo isto é, por exemplo, no caso do blogue “A Fábrica”, se eu alertar para este facto agora:

  • daqui a um ano, ou até alguns meses, os artigos originais (nesta caso do portal Terra) podem deixar de estar online
  • os posts da Fábrica podem ser alterado pelos respectivos editores
  • os editores da Fábrica resolverem finalmente colocar a fonte da informação

E aí passaria eu de revelador da verdade a suposto revelador de falsidades, sem ter culpa de tal e ainda posso ser eu o acusado. (claro que se não me precaver, mas precavi-me, pois entre outras coisas gravei os posts na versão original)



Adenda [0h45 -19-05-007] - alcancei 'o feito' com o meu post abaixo deste, que foi finalmente conseguir que o blogue "A Fábrica" citasse fonte para os posts de alpinismo. Infelizmente o trabalho deles ficou a meio pois só colocaram há poucas horas no final do post, "A conquista do Everest" o seguinte trecho : "Nota: Todos os post's abaixo publicados e este, foram retirados de vários locais na Internet, principalmente em portais brasileiros. ".
A meu ver isto continua ser insuficiente, pois post a post onde os textos são reproduzidos devia ter sido colocada a fonte, e não apenas num e de modo tão vago, mas pelo menos já é alguma coisa.
Para me precaver eu próprio gravei os posts na antiga versão, sem aquele novo trecho. No entanto ainda nos próximos dias podem ver a antiga versão, sem referir qualquer fonte, através da cache do google.
O que é curioso é que a maior parte dos 17 comentários (cliquem lá na palavra "Commnents" no final do post) desse post "A conquista do Everest", perderam a lógica pois eram sobretudo a elogiar a capacidade escrita do suposto autor, que afinal não o era.

Sem comentários: