quinta-feira, maio 10, 2007

Caminhada "A Rota da Farinha" no Rio Alva (Penacova) promovida pela Associação para a Defesa do Vale do Bestança, dia 12 de Maio de 2007

"A Associação para a Defesa do Vale do Bestança vai realizar dia 12 de Maio uma caminhada no Rio Alva, na freguesia de Friúmes, que se denominou “A Rota da Farinha”, pelo facto de irmos trilhar caminhos, que ainda há pouco tempo (duas ou três décadas), faziam parte dessa mesma rota.

Desta vez iniciaremos a caminhada no Alto da Serra da Atalhada, num local onde ainda existem, alguns moinhos recuperados há pouco tempo, logo, em perfeito estado de conservação. Daqui desceremos rapidamente ao Vale do Conde / Zagalho, donde seguiremos até Friúmes, num caminho ladeado por terrenos agrícolas. De Friúmes, continuaremos a descer até à praia fluvial do Vale da Chã, onde nos juntaremos ao Alva, o qual só largaremos a meio da tarde. Aqui teremos à nossa espera o já quase tradicional Porto. Por um trajecto já efectuado no ano transacto, retomaremos o nosso passeio até à praia fluvial do Vimeiro, com uma pequena abordagem pelo Cabeço do Calhau Rolado. Esperamos que as nossas mochilas com os almoços já lá se encontrem, pois é exactamente no mesmo local do ano passado que almoçaremos.

Atestados de “combustível” e com o cafézinho tomado, será hora de nos metermos ao caminho passando nas Boiças do Pateiro, e um pouco mais acima atravessaremos o Alva no açude, tal como no ano passado, portanto quem não quiser molhar os pés, terá de arranjar alguém que o leve ao colo, levar umas galochas, etc. Na margem esquerda, com passagem pelo Furado, aí vamos nós em direcção aos Moinhos da Lamisqueira e ao contrário de 2006, não subiremos o Carreiro da Mula, logo continuaremos junto ao Rio, até um local fronteira de três concelhos (Penacova, Poiares e Arganil).


Começaremos a atacar a subida até Vale do Tronco, e daqui num derradeiro esforço, o troço final até ao Cume da Serra. Como diz o povo o rabo é o mais difícil de esfolar, logo dando razão ao “Pobom”, nestes derradeiros 900 metros subiremos dos 250 m, até aos 350m, numa inclinação média de 20%. Vencida a subida, é só passear pelo planalto até aos moinhos por mais 500m, que comparados com os 14 500m da caminhada, serão uma insignificância.

Estes 14,5 km que constituem o percurso, serão relativamente fáceis de percorrer, o que faz com que esta caminhada possa ser considerada com um grau de dificuldade médio-baixo.

Concentração às 9h30 nos Moinhos da Serra da Atalhada (perto da povoação de Vale Maior - Penacova). Início da caminhada às 10 horas. Fim da caminhada previsto para as 18 horas.

Percurso:
Moinhos da S. Atalhada, Vale do Conde, Zagalho, Friúmes (Capela de N. Srª do Cabo), Praia do Vale da Chã, Cabeço do Calhau Rolado, Vimeiro, Vale da Cereja, Açude, Cardal, Boiças do Pateiro, Furado, Lamisqueiras, Vale do Tronco e Moinhos da S. Atalhada.

Inscrições (até 10 de Maio)
Para mais informações e inscrições, contactar Vaz Pedro (917619080), Jorge Ventura (968013140) ou José Sampaio (917535075).

Mais Informações

Fonte do texto e fotografia: Associação para a Defesa do Vale do Bestança

Sem comentários: