sexta-feira, maio 25, 2007

Áreas classificadas já têm novos directores

"O ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR), Francisco Nunes Correia, já anunciou os nomes dos cinco novos directores que presidirão à gestão das áreas classificadas, no âmbito da lei orgânica do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

«Esta nova estrutura organizacional, que reagrupa 25 áreas protegidas em cinco departamentos de áreas classificadas, permitirá um reforço das áreas protegidas, potenciando a partilha e a sinergia de esforços de um mesmo conjunto de recursos e valências técnicas», afirma fonte do MAOTDR.

Henrique Miguel Pereira, ex-director do Parque Nacional da Peneda Gerês, é o responsável pelo departamento de gestão das áreas classificadas do Norte. Este departamento junta aquela àrea protegida com os parques naturais de Montesinho, Douro Internacional, Litoral Norte e do Alvão.

Para a gestão do departamento de áreas classificadas do Centro e Alto Alentejo, Nunes Correia nomeou Armando Ferrão de Carvalho, que exercia as funções de coordenador da Acção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior do Programa Operacional da Região Centro. Esta área vai abranger a zona entre o parque natural da Serra da Estrela até ao parque natural da Serra de São Mamede.

Sofia Castelbranco, que até à data coordenou o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Tejo Internacional e exercia as funções de Presidente da Comissão Directiva deste Parque, assumirá o Departamento de Gestão de Áreas Classificadas Litoral de Lisboa e Oeste. Um departamento que engloba as áreas protegidas desde o parque natural da Serra de Aire e Candeeiros até ao da Arrábida.

O antigo vice-presidente do Instituto da Conservação da Natureza (ICN) e chefe de Divisão de Espécies Protegidas, da Direcção de Serviços de Conservação da Natureza do ICN, João Alves é o responsável pela gestão de áreas classificadas do Sul. Sob a sua alçada ficarão os parques do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e da Ria Formosa.

Por fim, Maria João Burnay, antiga vice-presidente do ICN e directora da Reserva Natural do Estuário do Tejo, vai gerir o departamento de áreas classificadas das Zonas Húmidas, abarcando sete reservas naturais."

Fonte: Ambiente online -21-5-007

Sem comentários: