domingo, maio 06, 2007

Caminhada da Primavera na Lagoa de Óbidos (Foz do Arelho – Caldas da Rainha), em 22 de Abril, a favor do projecto PIMAR teve 120 participantes

Cerca de 120 pessoas na Caminhada da Primavera, que teve lugar 22 de Abril ao longo das margens da, na Lagoa de Óbidos, em Foz do Arelho, concelho de Caldas da Rainha.

O atleta campeão olímpico Carlos Lopes foi o convidado desta iniciativa, organizada pelo Lions Clube das Caldas, que teve como objectivo angariar fundos para o Projecto de Intervenção Multidisciplinar para Alunos de Risco (PIMAR). Este é um projecto de apoio psicoterapêutico a alunos com comportamentos desviantes ou pré-delinquentes desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas D. João II.

Carlos Lopes referiu que participa sempre em iniciativas destas quando é convidado. “Temos de ter a consciência que é importante colaborar com iniciativas solidárias, porque estamos a fazer algo em prol dos outros. Os portugueses estão cada vez mais a aderir a estas iniciativas, porque têm um grande coração”, disse. “Mexam-se, por favor, faz bem à Saúde”, comentou ao mesmo tempo que colaborava com a angariação de fundos para o projecto do agrupamento escolar.

O PIMAR surgiu depois de terem sido detectados, nas escolas daquele agrupamento, alunos com comportamentos de risco, normalmente oriundos de meios desfavorecidos. Preocupados com os comportamentos de pré-delinquência manifestados por estas crianças, alguns professores e responsáveis do agrupamento decidiram criar um projecto de intervenção e solicitar apoio externo para o seu financiamento, dados os escassos recursos da escola. Desde o início que o Lions das Caldas apoiou este projecto, tornando-se parceiro institucional e promotor de iniciativas que visam obter fundos para financiar as sessões de pedopsiquiatria e psicologia clínica das crianças sinalizadas.

Segundo a responsável pela organização da caminhada, o Lions caldense decidiu aproveitar o interesse que existe actualmente na região em fazer caminhadas. “É relativamente fácil mobilizar pessoas para uma iniciativa assim, num sítio aprazível e em contacto com a Natureza, contribuindo para uma causa social”, disse. Cada um dos participantes pagou uma inscrição de cinco euros, excepto as crianças até aos cinco anos, e a verba final reverteu para o projecto a apoiar. Tiveram ainda um patrocínio do Barclays de 500 euros, para além do apoio da Albergaria Santa Isabel de Óbidos e da empresa Manuel Barreto Madeiras."

Fonte: Jornal Oesteonline -7-5-007

Sem comentários: