segunda-feira, maio 07, 2007

Exposição Olhares Montanheiros - Fotografias e Histórias de Montanha, de João Gil e Nuno Verdasca, Arquivo Municipal de Manteigas, até 12 de Maio

Exposição Olhares Montanheiros

Fotografias e Histórias de Montanha
Autores: João Gil e Nuno Verdasca

Data: 16 de Abril a 12 de Maio de 2007
Local: Arquivo Municipal de Manteigas
Horário : Das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

Dia 12 de Maio realiza-se uma pequena festa (16h30) e é seguida de um debate "O outro olhar sobre as montanhas" e decorrerá no Auditório do Centro Cívico de Manteigas


Clicar para ampliar

“Considerando que as montanhas são cada vez mais menos respeitadas, com os sucessivos incêndios de verão, a massificação do turismo e a exploração indiscriminada dos recursos ambientais existentes, entre outros, os autores consideram que devem fazer algo mais para defender e preservar os seus ecossistemas, tão frágeis ecologicamente. A obra "Olhares Montanheiros" (OM) nasceu da amizade existente entre os autores e do gosto comum que nutrem pela Montanha e pela Fotografia. Justifica-se por uma relação espiritual e dos sentidos para com a Montanha.

Embora o acrónimo OM tenha surgido por acaso, a palavra de tanta importância espiritual no Budismo e Hinduísmo, também nas raízes do Iôga, faz aqui algum sentido. O significado do título é misto: tratam-se de "olhares" como resultados da sua visão fotográfica; são "olhares" em altitudes mais altas do que as do seu dia-a dia; "olhares" que se pretendem "menos óbvios" e, por isso, "acima" do quotidiano fotográfico e citadino; são também olhares "de" montanheiros.

Os autores chegaram à conclusão que não queriam fazer unicamente uma exposição de fotografias. Queriam sim realizar uma obra que, sendo simples e através das suas fotografias, conseguisse dar conta das suas sensações de quando estão na montanha. Uma obra que se poderá concretizar na forma de uma exposição que, cá em baixo, no meio destas casas, leve o observador em mente e coração lá acima, entre vales e cumes, à neve e ao sol, às árvores e aos rios, ao frio do ar e ao quente de um abrigo nocturno.

Verifica-se que infelizmente as montanhas são cada vez mais "maltratadas" e menos respeitadas. São os sucessivos incêndios de verão, a massificação do turismo, a exploração indiscriminada dos recursos ambientais existentes, entre outros. Os autores consideram que, gostando das montanhas, devem fazer algo mais para defender e preservar os seus ecossistemas, tão frágeis ecologicamente. Pensam que uma boa maneira de o fazer é respeitosamente mostrá-las através dos Olhares que têm sobre elas, através da Fotografia.

Ao mesmo tempo, pretendem dar conta da forma simples com que encaram a montanha, convivendo com ela, e não competindo com ela. Pode estar-se nas montanhas sem grandes aparatos, empresas, dependências, custos ou até riscos à vida. Os autores preferem ir às montanhas, vê-las, cheirá-las, tocá-las, ouvi-las, saboreá-las, sentir-se pequenos dentro delas. Mas até lá, aqui vos deixam "Olhares Montanheiros", com curtos textos que descrevem alguns dos seus sentimentos e experiências daqueles momentos."

Fonte do texto e cartaz: Nuno Verdasca e João Gil

Sem comentários: