quarta-feira, maio 02, 2007

Rota do Contrabando (17 Março) juntou 260 caminheiros ibéricos (160 portugueses e 100 espanhóis). Percurso pedestre entre Cedillo (Espanha) e Nisa


"Cumpriu-se no passado dia 17 de Março com assinalável êxito a oitava edição do Percurso Pedestre Transfronteiriço em Travessia "Rota do Contrabando", que ligou Cedillo, povoação da Estremadura espanhola a Montalvão, do Concelho de Nisa no Norte Alentejano.

Pelo segundo ano consecutivo esta actividade integrou o Calendário Nacional de Actividades da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, facto que por si só, granjeou muito mais participantes. Trata-se pois de um evento que, ano após ano, tem atraído cada vez mais adeptos do pedestrianismo quer do nosso país quer do pais vizinho, como testemunham, de resto, os 260 caminheiros que marcaram presença nesta edição, 100 dos quais oriundos de várias localidades espanholas.

A nossa organização teve envolvidas muito perto de 40 pessoas, com especial destaque para as 18 pessoas, 3 viaturas TT e 1 ambulância que estiveram no terreno no apoio aos caminheiros, nomeadamente: 9 guias, 2 socorristas, 4 motoristas e 3 elementos de apoio às viaturas TT. Acresce ainda a este efectivo mais 16 pessoas distribuídas pelos autocarros, secretariado e cozinha.

Marcaram presença diversos grupos de caminheiros dos mais variados pontos de Portugal e Espanha: Nisa, Portalegre, Elvas, Évora, Castelo Branco, Alcains, Ílhavo, Fafe, Coimbra, Lisboa, Cacém, Loures, S. José das Matas, Cedillo, Plasencia, Ávila, Miajadas e Cáceres.

Foi de facto uma imponente moldura humana que cerca das 9h20 (hora portuguesa) saiu do Centro Cultural "El Cáson" (Secretariado) em Cedillo rumo a mais uma Rota do Contrabando. Esteve um soberbo dia de Primavera que tornou possível uma contemplação mais cuidada de toda a paisagem envolvente. O percurso em Espanha teve cerca de 6 km e ligou Cedillo à Barragem da Iberdrola, na confluência dos Rios Sever e Tejo, pelo "Sendero Local" SL – CC – 134 "Camino al Canero – Rio Sever". A travessia da Barragem foi feita em quatro rodas uma vez que a Iberdrola não autorizou a passagem a pé por questões de segurança. Já em território nacional, esperava-nos um percurso com 12 km que seguiu pelo antigo posto de controlo fronteiriço da Guarda-fiscal, com uma magnífica perspectiva sobre a Barragem, Rio Tejo e Cachão de S. Simão. Mais à frente surgiu-nos a Ribeira de S. Simão que nos conduziu até à entrada do Monte do Feijó ("Fajã"), onde foi distribuído um reabastecimento a todos os participantes, que mais à frente puderam degustá-lo em plena "Fajã", local de invulgar beleza paisagística e arquitectónica, nomeadamente, pelo rico património construído de onde se destacam os açudes e algumas construções em xisto.

Clicar para ampliar

Após esta paragem mais prolongada, o grupo retomou a marcha em direcção à Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Montalvão, povoação que foi finalmente alcançada pelos 260 caminheiros cerca das 14h45, junto ao Recinto das Festas em Montalvão, local do almoço convívio, composto por 2 porcos no espeto, sopa de caldo verde, enchidos e queijos da região, azeitonas, tudo muito bem regado a rigor. Não faltou a entrega das lembranças aos participantes e entidades envolvidas, os agradecimentos da praxe e ainda um bailarico muito animado graças, principalmente, à participação do Grupo de Caminheiros de Além Tejo (Évora)."

Fonte do texto e iamgens: INIJOVEM

Sem comentários: