quarta-feira, maio 02, 2007

Serra do Caldeirão - passeio pedestre ecológico-cultural “Montes Esquecidos”, dia 28 de Abril

Foram cerca de oito dezenas os pedestrianistas que partiram Domingo, dia 28 de Abril, à descoberta do interior da Serra do Caldeirão. O passeio pedestre, organizado pela Associação dos Amigos da Cortelha, de Loulé, e denominado “Montes Esquecidos”, teve o seu início na localidade dos Montes Novos, pelas 9h, percorrendo posteriormente alguns montes circundantes.

Ao longo do percurso, com aproximadamente 8 kms, foi possível apreciar os mais diversos elementos tradicionais desta zona serrana, como sejam a canha, noras, poços, hortas e ainda algumas pilhas de cortiça, sem esquecer os majestosos campos floridos. Por entre caminhos e veredas, o grupo pôde também admirar a excelência do casario tradicional algarvio, com especial foco para o quase desabitado monte Vales Luís Neto, onde foi mesmo possível apreciar o interior de uma habitação, com cerca de 90 anos, e seus traços arquitectónicos.

Um dos momentos altos desta manhã solarenga, e que deixou os visitantes radiosos, foi o contacto com o pastor e a queijeira, que, devidamente acompanhados pelo seu rebanho, explicaram a todos alguns segredos da sua arte. Através dos mais recônditos lugares da serra, os pedestrianos foram ainda ao encontro de um moinho e de uma moagem, ambos desactivados, que tiveram a devida oportunidade de conhecer, sobretudo com a ajuda do habitual e valoroso guia interpretativo, que acompanhou os visitantes durante todo o passeio.

Para além da troca de experiências num ameno convívio entre jovens e menos jovens, com a população local a interagir de forma salutar com todos os visitantes, esta actividade serviu para divulgar e promover a Serra Caldeirão, com uma aproximação ao campo e ao modo de vida das populações que a habitam. Apesar do calor que se fez sentir, a organização prestou sempre apoio aos participantes, montando ao longo do percurso vários pontos de abastecimento de água.

No final e depois de três horas de caminhada, a organização presenteou os participantes com um típico lanche serrano, onde não podia deixar de faltar o pão, queijo, chouriça e presunto caseiro.
Esta iniciativa, a segunda do ano no que concerne a passeios pedestres, foi organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé."

Fonte do texto e imagem: Associação dos Amigos da Cortelha

Sem comentários: