E foi precisamente ao Cromeleque dos Almendres, no concelho de Évora, que o Grupo Desportivo Parlamentar levou os seus associados e amigos no último sábado, dia 28 de Abril.
Menires, cromeleque e antas – de tudo vimos um pouco. Este passeio fez-nos relembrar o que aprendemos sobre megalitismo, com a preciosa ajuda do David, o nosso historiador “de serviço” contratado pelo GDP para nos guiar nesta viagem a um passado que recua ao VI milénio a.C. (mais antigo que o famoso Stonehenge!...)
Do menir dos Almendres, seguimos para o cromeleque do mesmo nome. Se pelas pedras históricas nos guiou o David, por veredas e atalhos nos guiou o nosso colega Galrão, orientador habitual nestas caminhadas. Com ele, fomos descobrindo mais sobre a paisagem de montados, rica em diversidade de plantas aromáticas e medicinais. Também com ele subimos escadotes e pulámos uma vedação de arame farpado — peripécia pouco habitual numa caminhada pelo campo!
Saciada a fome num agradável piquenique, seguimos até ao nosso último objectivo, a Anta da Zambujeira, que serviu de local de culto funerário durante a época neolítica.
Saciada a fome num agradável piquenique, seguimos até ao nosso último objectivo, a Anta da Zambujeira, que serviu de local de culto funerário durante a época neolítica.
Mas o ponto alto do nosso passeio foi, no final, a travessia de um riacho, passando sobre um tronco “manhoso”, que nos proporcionou adrenalina bastante e umas ricas figuras, patentes nas fotos que aqui disponibilizamos!
De regresso a casa, resta-nos a sensação de um dia bem passado. Esperemos poder contar em breve com novas aventuras e com a agradável participação de todos vós!"
Fonte dos textos e fotos: Grupo Desportivo Parlamentar
Sem comentários:
Enviar um comentário