sexta-feira, maio 04, 2007

Constância - Câmara Municipal promove Caminhadas na rede de Percursos Pedestres no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM)

A Câmara Municipal de Constância promove promove, de Fevereiro a Dezembro de 2007, caminhadas guiadas na rede de Percursos Pedestres no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) permitindo observar e interpretar as paisagens, a flora, a fauna, a geologia, assim como a relação Homem/Natureza.

Situado no Ribatejo, o concelho de Constância apresenta um património natural e histórico-cultural vasto, variado e característico de uma região que pode ser considerada, em termos naturais, como zona de transição entre o Alentejo e as Beiras. Para além dos percursos que estão à disposição de qualquer grupo, funcionando durante todo o ano mediante marcação prévia, durante o ano de 2007 irão ser realizados os seguintes:


25 de Fevereiro – À Descoberta da Ribeira da Foz
Início e Final: PASM.
Distância: 5 km. | Duração média: 3 h.
Caracterização: Percurso algo exigente do ponto de vista físico, devido ao terreno acidentado. Decorre entre o Parque Ambiental e a ribeira da Foz (troço médio). Nesta zona predominantemente florestal é de realçar o vale da fonte de S. Pedro e a ribeira da Foz que apresenta uma galeria ripícola bastante bem conservada e algumas ruínas de azenhas.


25 de Março – Por Caminhos de Vale de Mestre
Início e Final: PASM.
Distância: 5 km. | Duração média: 2:30 h.
Caracterização: Percurso que decorre nas imediações do Parque Ambiental levando-nos por caminhos usados pelas gentes locais e também por trilhos usados pelos animais selvagens que fazem da mata a sua casa.


29 de Abril – Por Terras de Alcolobre
Inicio: Quinta do Carvalhal. Final: Caniceira.
Distância: 7,5 km. | Duração média: 3:30 h.
Caracterização: Percurso algo exigente do ponto de vista físico, devido ao terreno acidentado. Decorre numa zona onde o sobreiral, o montado de sobro e o olival tradicional ainda marcam a sua presença. Mas o grande ponto de interesse é a ribeira de Alcolobre que corre num vale profundo e rochoso, apresentado uma galeria ripícola bastante bem conservada.


20 de Maio – Descobrir Formas, Aromas e Cores
Inicio e Final: Junto ao Pavilhão Desportivo de Constância.
Distância: 6 km. | Duração média: 3 h.
Caracterização: Percurso bastante panorâmico que decorre na encosta da margem esquerda do rio Zêzere. Esta zona, que tem sido fustigada pelos incêndios, apresenta ainda locais com elevada diversidade biológica.


17 de Junho – Ribeiro Carvalho
Início: Estrada que liga Amoreira a Martinchel. Final: Junto ao Pavilhão Desportivo de Constância.
Distância: 7,5 km. | Duração média: 3:30 h.
Caracterização:
Percurso que decorre no extremo Norte de Concelho de Constância. Esta é uma zona florestal que apresenta como pontos de interesse o vale do ribro. Carvalho, o marco geodésico de Montalvo de onde se tem uma vista deslumbrante do vale do Tejo e a presença de uma população de plantas carnívoras.


15 de Julho – Vale de Caldelas
Início: Estrada das Bicas. Final: Caniceira.
Distância: 7,5 km. | Duração média: 3:30 h.
Caracterização: Percurso que decorre numa zona marcadamente agro-florestal,onde ainda subsistem montados de sobro com a presença de carvalho-negral, e onde podemos encontrar cursos de água de carácter intermitente, com a sua vegetação característica.


12 de Agosto – Corredores e Ilhas Ecológicas
Início e Final: PASM.
Distância: 6,5 km. | Duração média: 3:30 h.
Caracterização: Percurso algo exigente do ponto de vista físico, devido ao terreno acidentado, que decorre na zona entre o Parque Ambiental e a ribeira da Foz (troço final). Vamos poder caminhar dentro de uma galeria ripícola bastante bem conservada que nalguns locais forma verdadeiros bosques e perceber como alguns carvalhos-cerquinhos formam ilhas ecológicas.


1 de Setembro – Habitats que Sustentam a Vida
Início e Final: Lagoa do Forno (Montalvo).
Distância: 5,5 km. | Duração média: 3 h.
Caracterização: Percurso que decorre na margem direita do rio Tejo, numa zona, embora dominada pela paisagem agrícola, ainda com um mosaico de habitats bastante interessante e marcada pela presença do maior rio que corre no território português.


21 de Outubro – Constância Passo a Passo
Início: PASM. Final: CCV-Constância.
Distância: 8 km. | Duração média: 7 h.
Caracterização: Percurso de um dia onde terá oportunidade de conhecer a natureza e cultura do concelho, assim como a natureza extraterrestre… Inclui: almoço, travessia do Tejo de barco, visita ao Museu dos Rios e sessão de astronomia no Centro Ciência Viva.


10 de Novembro – Caminho da Pereira
Inicio: PASM. Final: Pereira.
Distância: 8,5 km. | Duração média: 4 h.
Caracterização: Percurso que decorre entre o Parque Ambiental e a pequena povoação da Pereira, numa zona de paisagem florestal e agro-florestal com alguns cursos de água de carácter intermitente.


15 de Dezembro – Entre a Lezíria e a Charneca
Início e Final: Estação da CP de Sta. Margarida.
Distância: 8,5 km. | Duração média: 4 h.
Caracterização: Percurso que decorre na margem esquerda do rio Tejo, onde é possível observar e interpretar dois tipos de paisagem característicos do Ribatejo: a lezíria e a charneca

Todos os percursos requerem inscrição prévia.


Informações e Inscrições :
Parque Ambiental de Santa Margarida
Tel.: 249 736 929
E-mail: parqueambiental@cm-constancia.pt

Fonte: Câmara Municipal de Constância

Sem comentários: