quinta-feira, maio 31, 2007

Guia de Percursos Pedestres do Algarve" disponível online, gratuito.


Na altura, quando fiz alusão ao lançamento do "Guia de Percursos Pedestres do Algarve" ainda não estava disponível online esta excelente publicação, de 121 páginas. Como já está evoco agora a versão digital desse guia.


"Ao todo, são 33 os percursos pedestres pelo Algarve incluídos no Guia que a Região de Turismo acaba de lançar.

Trata-se do segundo guia dedicado aos passeios a pé a ser editado pela RTA – o primeiro foi lançado nos anos 80 – mas esta é a primeira vez que a publicação inclui percursos em toda a região, devidamente acompanhados por mapas, informações sobre a fauna e a flora e outros dados de interesse para os caminhantes.

Em termos de extensão há percursos para todos os fôlegos, idades e preparações físicas: desde o curto passeio de 1,2 quilómetros no Parque Municipal das Fontes de Estombar (Lagoa), até aos 20 quilómetros do percurso “Entre vales, fontes e memórias da Serra do Caldeirão”, em São Brás de Alportel.

Os passeios propostos dividem-se por cinco grandes zonas do Algarve: Costa Vicentina (três percursos), Litoral Sul (sete), Barrocal (seis), Serra (nove) e Guadiana (oito).

Na Costa Vicentina, as propostas começam com o Trilho dos Aromas (14 quilómetros a percorrer em 4h30), perto da Bordeira (Aljezur), continuam pelo Trilho das Marés (19km, 7h00), na Carrapateira (Aljezur) e terminam com o Trilho Ambiental do Castelejo (3,5km, 1h30), perto de Vila do Bispo.

No Litoral Sul, os dois primeiros percursos desenrolam-se na Ria de Alvor: “Ao Sabor da Maré” (5km/2h00) e «Rocha Delicada», na Quinta da Rocha (7km/2h00).

Segue-se o Percurso de Interpretação da Praia Grande, no litoral de Silves (5,5 km, 2h00), o Trilho de São Lourenço, perto de Almancil (3,4km, 1h30), o percurso da Ilha da Culatra, no Parque Natural da Ria Formosa (5,6 km, 2h00), o percurso no Centro de Educação da Quinta de Marim, também no PNRF (3km, 1h30) e finalmente o Trilho da Praia do Barril, em Tavira (3km, 1h15).


Clicar na imagem para fazer
o download do livro (10 Mb - pdf)


No Barrocal, a lista de propostas começa com o percurso no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estombar, no concelho de Lagoa (1,2 km, 30 minutos), e prossegue com dois percursos na zona de Paderne (Albufeira): um à volta do Castelo de Paderne (4,5km, 1h30) e outro no Cerro de S. Vicente (11 km, 3h30).

O guia propõe ainda passeios na Rocha da Pena (6,4km, 2h00) e na Fonte da Benémola (4,4 km, 1h30), ambos no concelho de Loulé, e ainda os «Caminhos e encruzilhadas de ir à fonte», no concelho de São Brás de Alportel (9km, 3h00).

Na Serra, o Guia começa por propor dois percursos na Mata de Barão de S. João (Lagos): o primeiro é o “Percurso Vermelho” (12 km, 4h00), o segundo é o “Percurso Lilás” (6km, 2h00).

Depois, segue-se o Trilho da Fóia, na Serra de Monchique (7km, 2h30), ou ainda o Percurso do Lagoão, em S. Marcos da Serra (10km, 3h30).

No interior do concelho de Tavira, na freguesia do Cachopo, surgem três propostas: Percurso da Masmorra, na zona das Mealhas (5,5km, 2h00), Percurso D. Quixote, nas Casas Baixas (17km, 6h00), e ainda Percurso da Reserva (5,2 km, 2h00).

Em São Brás de Alportel, há também dois percursos assinalados no Guia: o do Barranco das Lajes (5,5km, 2h00) e “Entre Vales, fontes e memórias da Serra do Caldeirão” (20 km, 7h00).

Finalmente, na zona do Guadiana, surgem oito propostas de passeios, quase todos de extensões assinaláveis. Os três primeiros desenvolvem-se no concelho de Alcoutim: “Cerro acima, cerro abaixo”, na zona de Vaqueiros (13 km, 4h30), “Ladeiras do Pontal” (13,5km, 4h30) e ainda “Corre, corre Guadiana”, na zona das Laranjeiras (8,5km, 3h00).

Seguem-se quatro percursos no concelho de Castro Marim, o primeiro dos quais nas Terras da Ordem, em Odeleite (12,5km, 4h00). Segue-se o “Caminho da Amendoeira”, também perto de Odeleite (11km, 4h00), “Uma Janela para o Guadiana”, na zona do Azinhal (7,5km, 2h30) e um percurso no Sapal de Venta Moinhos, na Reserva Natural do Sapal de VRSA e Castro Marim (7km, 2h00).

O último percurso sugerido por este Guia chama-se “Boa Vista” e situa-se na Corte António Martins, no interior da freguesia de Vila Nova de Cacela (9km, 3h00).

O Guia de Percursos Pedestres pode ser obtido gratuitamente nos Postos de Turismo.

O turismo pedestre e de Natureza há dezenas de anos que atrai milhares de turistas ao Algarve, embora só muito recentemente a RTA tenha começado a dar mais atenção a este segmento.

Fonte do texto: Barlavento online - 31-5-007

2 comentários:

alieri disse...

Tive a sorte de obter este guia quando ainda era gratuito.
Agora são vendidos nos postos de turismo por 5 euro, e há 3 edições (português, inglês e espanhol).
Segundo me foi dito, nem todos os postos de turismo o têm disponível.

Anónimo disse...

Gratuitos ou não, iniciativas que divulguem o que de tão bonito temos no Algarve é sempre louvável.Pena é que certos subsídios que são atribuídos para promoção do "interior mais profundo" do País (ainda escrevo "País" com maiúscula!)acabem por ser utilizados para fins menos "promocionais" do que seria desejado!